O Hyperledger é projeto de código aberto oferecendo normas e soluções à registro blockchain, escalando blockchains personalizados, atendendo requisitos exclusivos com capacidades de grau de risco. Não acompanha inovação particular como a Ethereum, controlada por blockchain, atuando como tecnologia de banner à vários blockchains assim como avanços da DLT, promovem registros em circulação, daí, Ethereum, ser rede blockchain pública de código aberto com ferramentas para dApps e contratos inteligentes, rede de ampliação do conceito blockchain principal com destaques adicionais. Contratos inteligentes ou smart contracts são contratos automatizados autoexecutáveis com objetivos explícitas em seu código, executados quando condições são preenchidas, ou, meio de fazer coisas no ecossistema Ethereum. São progressão de diretrizes, utilizando linguagem de programação que lida com a premissa da lógica IFTTT conhecida como lógica SE-ISTO-ENTÃO-AQUILO, fundamental, supondo arranjo primário de direções feitas, executando capacidade e depois a seguinte continuando refazer até terminar o contrato. A melhor abordagem de compreensão é imaginar uma máquina de venda automática, com cada passo comportando como gatilho ao estágio seguinte assemelhando-se ao tipo de influência em cascata.
Contratos inteligentes operam em ambiente adequado específico, necessitando suporte ao uso de criptografia de chave pública permitindo usuários assinar a transação via códigos criptográficos exclusivos especialmente gerados, em suma, sistema que a maioria das criptomoedas atualmente utiliza. Exigem banco de dados abertos e descentralizados cujas partes do contrato possam confiar, sendo totalmente automatizado no ambiente em que o smart contract é implementado, daí, Blockchains, especialmente Ethereum Blockchain, são ambientes adequados aos contratos inteligentes. A fonte de dados digitais utilizada pelo smart contract deve ser confiável, envolvendo utilização de certificados de segurança SSL raiz, HTTPS e outros protocolos de conexão segura, usados e implementados automaticamente na maioria dos softwares modernos. Os contratos inteligentes oferecem 'autonomia' eliminando necessidade de intermediário ou facilitador terceirizado, dando controle total do acordo ao contratante. Na 'confiança' não há risco de roubo documental pois são criptografados e armazenados com segurança em livro-razão compartilhado e protegido, sendo o sistema imparcial. A 'poupança' é outro oferecimento via notários, agentes imobiliários, consultores, assistência e demais intermediários desnecessários aos contratos inteligentes eliminando taxas associadas aos serviços. A 'segurança' envolve dificuldade de hackear e ambientes adequados dos contratos inteligentes são protegidos por criptografia mantendo documentos em segurança. Por fim, a 'eficiência' economiza tempo do processamento manual de documentos em papel no envio ou transporte à locais específicos.
Moral da Nota: o Hyperledger influencia inovação blockchain transmitindo altos níveis de sigilo, força e versatilidade, dependendo da necessidade do negócio, através de engenharia medida oferece nível de adaptabilidade em relação à utilização, ao passo que a Ethereum, conhecida com destaque por conduzir contratos inteligentes e dApps e alimentada pelo Ether, dinheiro local da rede. O Hyperledger dispensa moedas digitais para trocas permitindo cálculo de acordo adaptável equipado para lidar com altas taxas de câmbio, é melhor que a Ethereum em relação a confidencialidade oferecendo adaptabilidade em trocas visíveis com chaves de criptografia, visto que a Ethereum pode ser pública ou privada, no entanto, qualquer um pode participar de uma rede Ethereum para ver as trocas ocorrerem e em qualquer caso com o Hyperledger, necessita autorização para ingressar em determinanda rede. Os membros da rede devem chegar a consenso sobre quaisquer trocas na blockchain Ethereum, com base no algoritmo de prova de trabalho, construindo consenso em que todos os 'nós' concordam com um registro típico. O Hyperledger permite que os 'nós' escolham como continuar sem incluir todos da rede em que pelo menos duas partes podem concorrer para impactar o resultado sem afetar outras, ambos, podem ser utilizados à promover contratos inteligentes mas a linguagem de programação que designers utilizam, difere. O Hyperledger utiliza o termo "código de cadeia" significando acordos que lidam com a lógica de negócios conforme concordância dos indivíduos em determinada organização com o chaincode devendo ser escrito em Golang, linguagem de programação feita pelo Google. Já a Ethereum permite que contratos inteligentes sejam criados utilizando a linguagem chamada Solidity, daí, o Hyperledger embora não seja contraparte ao desenvolvimento de contratos inteligentes, em contraste com a Ethereum, é decisão fácil em relação a proteção e como lida com problemas de versatilidade de execução com eficácia, ideal à grandes projetos de negócios. Por fim, a Ethereum é plataforma blockchain à promoção de contratos inteligentes ou dApps, embora seu método de atividade sem autorização vem às custas da proteção enfrentando problemas de versatilidade.