O CEO do Google afirmou na BBC que IA é a maior descoberta do homem e “nos próximos 25 anos, IA e computação quântica revolucionarão nossas vidas”, comparando a outras descobertas como fogo e eletricidade, explicando que a mudança que trará será tão profunda quanto. A IA alavanca nas máquinas processos cognitivos humanos, com o Google e a Amazon utilizando para realizar processos, porque é mais rápido que o ser humano e comete menos erros. A computação quântica funciona através de qubits em vez de bits, significando que pode usar combinações de um e zero em diferentes estados abrindo possibilidade de novos algoritmos e, portanto, realizar operações de tamanho incomensurável, explicando que “há coisas as quais o modo como fazemos computação será sempre melhor. Mas há coisas em que a computação quântica abrirá uma gama de soluções”. Questionado sobre polêmicas que a empresa se envolveu como monopolio às buscas na internet, explicou que a plataforma é serviço gratuito e sempre há a opção de usar outro mecanismo de busca e sobre a procura de assessoria jurídica para baixar alíquota, expicou que não está mais implementado, que hoje o Google é um dos maiores contribuintes econômicos do mundo cumprindo leis tributárias.
O Google lançou ainda o codificador universal de frases tornando tão fácil a obtenção de embeddings no nível da frase, quanto históricamente pesquisar os embeddings de palavras individuais serem usados para calcular a similaridade de significado no nível da frase, bem como permitir melhor desempenho em tarefas de classificação downstream, com menos dados de treinamento supervisionados. Embedding é modelo de codificador de frase universal que codifica dados textuais em vetores de alta dimensão, ou, representações numéricas dos dados textuais visando especificamente aprendizagem de transferência à outras tarefas de PNL como classificação de texto, semelhança semântica e agrupamento, estando disponível publicamente no Tensorflow-hub. Treinado em fontes de dados para aprender uma variedade de tarefas, o codificador de frase universal codifica o texto em vetores de alta dimensão usados para classificação de texto, semelhança semântica, agrupamento e outras tarefas de linguagem natural, vindo com duas variações, ou, uma treinada com o codificador de transformador e a outra treinada com Deep Averaging Network, DAN, sendo que ambos têm compromisso de precisão e exigência de recursos computacionais.
Moral da Nota: cerca de 5 mil jovens carentes de regiões de Karnataka, Telangana e Delhi-NCR são qualificados em Ciência de Dados e Computação em Nuvem, com mais de 2 mil alocados em empregos através de programa da IBM em parceria com a Fundação NASSCOM buscando preparar a juventude da Índia ao futuro. Trabalharam com 23 faculdades para certificar alunos matriculados em cursos certificados pela IBM em tecnologias emergentes, incluindo ciência de dados e computação em nuvem em 2019, programa exclusivo envolvendo alunos com um campus, combinando treinamento online e presencial, para desenvolver habilidades em tecnologias da nova era como ciência de dados e computação em nuvem. O programa se transformou em modo totalmente online de educação e aprendizagem devido restrições da COVID em 2020, com os alunos de 23 instituições não técnicas treinados pelos parceiros TMI e iPrimed. Após o treinamento a IBM e a NASSCOM Foundation em associação a parceiros de treinamento, conduziram campanhas de colocação no país alocando mais de 2 mil alunos em organizações líderes de tecnologia, apesar dos desafios da pandemia. A IBM defende o desenvolvimento de habilidades técnicas, sociais e de vida em jovens preparando-os ao ‘novo colar’, empregos prontos para o futuro, e firmaram parceria anterior treinando alunos em outros cursos desenvolvidos para adolescentes e estudantes universitários, registrando mais de 50 mil usuários de quase 500 instituições na Índia treinados em tecnologias como IA, computação em nuvem, computação quântica e cibersegurança.