Estratégias digitais implicam em modos de usar algorítmos nas empresas, além dos critérios considerados nos diferentes canais sociais, é possível elencar em quais plataformas a solução proposta é mais eficaz gerando melhores resultados. Caso a estratégia esteja baseada no engajamento, por exemplo, o Facebook ganha destaque, no entanto, se o objetivo passar por publicações de teor mais urgente, o Twitter torna-se mais adequado. O conhecimento do funcionamento da plataforma ao lado de outros critérios, permite observar qual delas tende contribuir mais com a presença online da marca, no objetivo de melhorar a experiência do usuário. Com isto, é indispensável qualidade e relevância nos conteúdos às diferentes plataformas, considerando estratégias em executá-los, por exemplo, campanha divulgada no Facebook e Instagram consideram particularidades mais interessantes ao algoritmo de cada rede e, assim, ganhar destaque.
Os algoritmos mudam constantemente no aprimorar experiência do usuário evitando práticas negativas como o black hat, com isto, estima-se que o Google faça mais de 500 alterações anuais no algoritmo PageRank sendo as mais importantes sempre divulgadas e, fundamental, que profissionais de marketing se adequem e aprimorem estratégias online para não perder resultados. Em relação ao algoritmo importa conhecer que se trata de um sistema lógico, com instruções sequenciais até alcançar resultado e, apesar da complexidade de modelos mais modernos, entender o que é e como funciona auxilia compreensão do impacto na estratégia digital. A economia global continua avançando através da criação de grande quantidade de dados, graças aos avanços nos algoritmos de IA como o dispositivo Alexa, Google Home ou Apple Home, por exemplo, inseridos no envolvimento melhor de reconhecimento dos próprios gostos. Algoritmos de IA, em essência, é subcampo do aprendizado de máquina que instrui o computador sobre como aprender trabalhar independente e como resultado, o gadget aprende otimizar procedimentos e realizar trabalhos mais rapidamente. Os algoritmos de IA distinguem vozes diferentes, lembram o nome de determinada música e, em seguida, transmitem a faixa na conta pessoal de streaming de modo automático.
Moral da Nota: quanto aos problemas resolvidos através de algoritmos de IA alguns dos exemplos estão nos cuidados de saúde, com algoritmo de IA no benefício particular de facilitar a filtração de grandes volumes de dados em tempo curto. Pesquisadores médicos vasculham grandes quantidades de dados com software especializado descobrindo conexões que levam a curas, criação de tecnologia, integração de vacinação e etc. Na Energia os Algoritmos de IA são utilizados com fornecedores locais redirecionando a energia de cidades e regiões adjacentes, garantindo aos mais necessitados acesso à eletricidade e aumentando o uso de PCs como parte de rede nacional. Na Segurança Pública os algoritmos de IA são a rede de tráfego se ajustando com base no fluxo, ou, como grandes cidades modificam automáticamente o tráfego com base em situações de emergência. No Aquecimento global a IA desempenha papel na previsão do futuro, com cientistas usando instrumentos especializados e técnicas de coleta de dados para descobrir a causa da mudança climática e o que podemos fazer a respeito. Nas Comunicações estão tornado-se mais prevalentes no período mais simples da história para comunicarmos uns com os outros, desde como utilizamos a internet até como fazemos uma chamada por telefone. Por fim, nos Governos, Algoritmos de IA são usados diariamente embora obscuro como o governo federal dos EUA lida com dados pessoais, a vigilância por software de computador de aspectos e comunicações específicos resultando na prevenção de terrorismo no país e exterior.