O HSBC é a primeira entidade estrangeira na blockchain KYC de Dubai a entrar em operação na "UAE KYC Blockchain Platform", desenvolvida pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico de Dubai apelidado de "Economia de Dubai", focada em Know-Your-Customer apoiado pelo governo. A UAE KYC Blockchain Platform é ecossistema nacional à troca de dados verificados do tipo "conheça seu cliente", know your customer, KYC, entre autoridades de licenciamento e instituições financeiras nos Emirados Árabes Unidos. A Gulf News informa que a adição do HSBC à plataforma oferece aos investidores opção de abrir digitalmente conta no banco internacional, usando dados já verificados por outro banco, via blockchain, oferecendo economia de eficiência e melhorando o clima de negócios nos EAU.
Fundada em 2020, a plataforma permite que bancos redirecionem o processo de verificação de identidade, podendo ser demorado e caro com métodos tradicionais, englobando os principais bancos e instituições financeiras locais incluindo Emirates Islamic, Emirates NBD, Commercial Bank of Dubai, Abu Dhabi Commercial Bank, RAKBANK e Mashreq Bank. Dubai busca tornar-se centro financeiro digital com a Autoridade de Serviços Financeiros de Dubai, DFSA, se esforçando em criar na cidade estrutura padronizada à regulamentações de criptomoedas, apesar de posteriormente, autoridades emitirem alerta sobre a Dubai Coin, criptomoeda que se autodenominava “moeda digital oficial de Dubai” que nunca foi aprovada.
Moral da Nota: em linha com o empoderamento digital o, Alfa-Bank, um dos maiores bancos comerciais privados da Rússia, juntou-se a rede de financiamento comercial blockchain apoiada pelo HSBC. Trata-se do primeiro banco russo a tornar-se membro da Contour, plataforma blockchain que conecta as principais instituições financeiras do mundo como o HSBC, ING e Citi, rede que permite clientes acompanharem processamento e modificação das transações financeiras comerciais reduzindo custos operacionais. Os pilotos da Contour, segundo a chefe da diretoria de empréstimos do Alfa-Bank, no mercado russo, pretendem melhorar a qualidade das transações internacionais ajustando estratégia de desenvolvimento de produtos à transações transfronteiriças. Antes conhecida como "Voltron", a Contour foca processo de elaboração e emissão de cartas de crédito blockchain Corda da R3, iniciativa lançada em 2018 pela R3 e oito bancos globais incluindo HSBC, ING, Citi, Bangkok Bank, BNP Paribas, Standard Chartered, SEB e CTBC. A Global Trade Review informa que a Contour lançou o beta comercial no início de 2020, contemplando a filial de Bangladesh do HSBC com a conclusão da primeira transação de crédito blockchain do país na rede.