terça-feira, 12 de outubro de 2021

Privacidade blockchain

O escândalo das violações de dados da Cambridge Analytica, questiona sobre como empresas e governos lidam com dados confiados buscando desenvolvimento de novas tecnologias preservando privacidade de empresas e usuários. Blockchains são solução à privacidade com vantagens e desafios na coleta e compartilhamento das informações sem violar privacidade do usuário. Requisitos de conformidade para lidar com privacidade do usuário e coleta de dados pedem definição, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados na Europa ou a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, daí, tendência de tecnologias como blockchain para solucionar problemas de privacidade. A blockchain pode não apenas ser compatível com o GDPR, mas aumenta privacidade e proteção de dados devolvendo a propriedade dos mesmos ao indivíduo e, como tal, pode ser usada como ferramenta de privacidade e, por esse motivo, partícipes do setor começam competir pela liderança na área.

A Blockchain permite que um número significativo de interações seja codificado, aumentando confiabilidade, eliminando riscos políticos e comerciais associados ao processo, gerenciado por uma entidade central e reduzindo a necessidade de validadores tradicionais de autenticidade ou intermediários. Na arquitetura blockchain é possível executar aplicativos de diferentes empresas e de vários tipos juntos, permitindo interação eficiente e contínua, possibilitando trilha de auditoria onde qualquer pessoa verifica e garante que o processamento está correto e, em conversas a respeito da criação de aplicativos blockchain, emergem dois questionamentos principais, ou, escalabilidade e privacidade. Em relação a privacidade existem inúmeros projetos blockchain em desenvolvimento para implementação compatíveis com o atual estágio de legislação e tecnologia. 

Moral da Nota: a Privacidade é a capacidade de determinar que tipo de informação é coletada a partir dos dados que disponibilizamos digitalmente, ou, capacidade de decidir quais dados os sites têm permissão para coletar durante as compras, o tipo de música que ouvimos ou horários do dia que gostamos de comprar coisas, enquanto Proteção é segurança dos dados já coletados. A 'Privacidade' é direito do usuário, frequentemente violado na cultura digital atual, enquanto 'Proteção' é de responsabilidade do coletor de dados.