O termo estaqueamento significa retenção de fundos de criptomoedas ou tokens em carteira dando suporte e recebendo recompensa a funcionalidade de um sistema blockchain, processo típico à blockchains através do protocolo PoS ou qualquer de suas versões. Trata-se de processo semelhante a conta poupança no banco ganhando juros sobre depósitos, sendo complemento ao espaço da criptomoeda oferecendo aplicações, trazendo aspectos de familiaridade, engajamento e recompensa ao ecossistema tornando o investimento mais valioso. O Estaqueamento aumenta as chances de se tornar validador do próximo bloco, com aumento do valor da aposta e maiores chances de obter a recompensa.
Em 2012 Sunny King e Scott Nadal em artigo Peercoin implementaram a prova de participação, PoS, protocolo que permite partícipes apostar moedas, concedendo aleatoriamente a um dos partícipes o direito de validar o próximo bloco em intervalos exclusivos. Foram os primeiros a descrever e implementar a ideia no projeto de criptografia Peercoin, PPC, sendo que a blockchain usava um híbrido de PoW e PoS. O desenvolvimento dos blocos depende da capacidade do protocolo de Prova de Trabalho resolver desafios de hash e na Prova de Aposta determinada pela quantidade de moedas de aposta em poder dos usuários. Daniel Larimer atualizou e modificou o PoS através da Prova de Estaca Delegada, DPoS, cujo protocolo foi adotado pela Bitshares. No DPoS, acervos criptográficos dos usuários da rede são convertidos em votos e usados para eleger delegados de confiança que validam e verificam as transações gerais e a funcionalidade da rede. Quanto maior a aposta mais poderoso será o voto, recebendo recompensa regular por manter a criptografia na rede. O DPoS melhora a capacidade da rede, aumenta a velocidade de processamento da transação porque o modelo DPoS permite consenso mais rápido, com menos nós para validar a transação e o detalhe que promove centralização.
Moral da Nota: o staking torna-se cada vez mais popular com o aumento do número de usuários procurando investir ativos no processo participando do gerenciamento blockchain. O staking é ferramenta criativa e inovadora de investimento podendo competir com investimentos tradicionais em estabilidade e potencial superior de crescimento dos ativos. Já o modelo de prova de aposta economiza dinheiro, elimina necessidade de investir em equipamentos de mineração e refrigeração e pagar altas contas de eletricidade, sendo o dinheiro gasto contabilizado como investimento direto em criptomoeda.