sábado, 31 de julho de 2021

Mobilidade humana

Novas startups impulsionam mobilidade se concentrando em inovações e ofertas de serviços, acelerando em direção a futuro circular, sustentável e acessível. Anualmente, a TNW e a Adyen, gigante da tecnologia de pagamentos, vasculham o cenário tecnológico europeu em busca inovações que mais crescem. Os vencedores ingressam na Tech5, rede exclusiva das melhores empresas, investidores e especialistas do continente europeu. A Tech5 2020 abrange finalistas nas categorias, Economia circular e sustentabilidade, Plataformas sociais e criação de partidas, Mobilidade e assinaturas, Comida e entrega. Em 2020 concentrou em tecnologia de mudanças que impactam o planeta, com o próximo grupo de finalistas inovando em Mobilidade e assinaturas.

A ebike belga Cowboy incentiva a "Tomar Ruas" via impulso elétrico automático na bateria destacável com 70 km de autonomia, podendo ser removida e carregada em casa ou em qualquer lugar em 3,5 horas. Os Swapfiets, nascidos na Holanda, criam proposta baseada em assinaturas respondendo  pontos problemáticos que enfrentam. Após inscrição, a garantia vitalícia da empresa significa que se a bicicleta quebrar, será consertada, se for roubada, ajuda preencher boletim de ocorrência e substituí-lo por pequena taxa. O finalista dinamarquês do Tech5 criou um aplicativo baseado em assinatura para alugar bicicletas pelo período que precisar desbloqueaondo a mais próxima com o celular. Ao terminar, basta deixá-la no ponto de localização e encerrar o aluguel no seu aplicativo. Trata-se de modelo de negócio que invade de Málaga, Espanha, a Lisalmi, na Finlândia. A empresa de escooter alemã Tier, primeira de micro-mobilidade neutra em termos de clima, oferece opção sustentável e acessível se inscrevendo no aplicativo, subindo no scooter mais próximo, desbloqueá-lo com telefone e sair. O finalista Tech5 da Lituânia, Ziticity, é serviço de correio ao fornecimento de comida, flores, mantimentos, roupas, material de escritório ou qualquer outro meio. Os correios da Ziticity fazem no mesmo dia e até mesma hora, integrando API deles diretamente ao seu site ou aplicativo, agendando, automatizando e acompanhando entregas. O concorrente espanhol da Tech5, Jeff, é o serviço de mobilidade que não transporta pessoas mas a roupa limpa, prensada, dobrada e devolvida em 48 horas. Presente em mais de 40 países, a startup se dedica ao Beauty Jeff e Fit Jeff, tornando mais fácil marcar consulta de beleza ou se exercitar.

Moral da Nota: mudanças na mobilidade humana desencadearão mudanças no comportamento e nos fluxos de tráfego, significando que empresas terão que reavaliar como conectam locais físicos com seus públicos. Como os novos espaços verdes afetarão o tráfego de pedestres, ou, o aumento nas faixas ebike e escooter nas cidades afetam colocação de outdoors. A startup norueguesa, Unacast, fornece dados de localização, dados de mapas e inteligência estratégica para entender a atividade humana no mundo real. Essas informações podem ser usadas para encontrar a melhor localização ao caminhão de alimentos ou identificar o próximo bairro ao projeto imobiliário.