As soluções de segunda camada na Ethereum fornecem, todas ou a maioria, das funcionalidades e segurança da blockchain, pois alivia o congestionamento da rede Ethereum e, no longo prazo, mantém a blockchain livre de histórico de transações “desnecessárias”. Por conta de serem complexas e difíceis de desenvolver caminham em linha tênue entre segurança e conveniência. As redes blockchain são seguras porque a transação é registrada em livro razão imutável, no entanto, tais soluções contornam essa restrição. Transações entre partes confiáveis podem ser feitas via rede de segunda camada, estando em desenvolvimento há anos, podem ser utilizadas no futuro como as soluções RSK e Lightning Network. Alguns projetos independentes aproveitam esse conceito para fornecer solução imediata aos problemas de escalabilidade da Ethereum, bem como ecossistema de melhor desenvolvimento da indústria DeFi.
Segundo especialistas, a Matic é a única opção viável no momento com “versão funcional do Ethereum 2.0 disponível à aplicativos para executar transações de contrato inteligente de pelo menos 1,5 a 2 anos a partir de agora, enquanto a escalabilidade no Ethereum é necessária hoje.” A Matic Network se baseia no projeto Plasma, fornecendo blockchain de prova de aposta alternativa com base na versão adaptada da tecnologia. Usa rede descentralizada de stakers que depositaram Matic para atuar como pontos de verificação entre os dois blockchains, permitindo volume mais barato, rápido e maior de transações por segundo, ou TPS, na segunda rede que pode ser liquidado na rede Ethereum. Fornece soluções no espaço de aplicativos descentralizados, incluindo redes de pagamento, trocas descentralizadas e até DApps de jogos que precisam de soluções alternativas. Já a Skale fornece aos desenvolvedores serviço de assinatura que contorna taxas aplicadas a cada transação na Ethereum, quer dizer, a Rede Skale é como pacote WiFi ilimitado, útil aos que passam muito tempo online usando “correntes laterais elásticas compatíveis com Ethereum” para fornecer este serviço. A rede OMG permite transferência mais rápida de token ETH e ERC-20 com sistema semelhante aos projetos mencionados acima. Se concentra no uso corporativo afirmando ser a “única solução de escalonamento pronta para produção ao blockchain Ethereum”, com soluções business-to-business à empresas que realizam transações na blockchain Ethereum.
Moral da Nota:investimento e envolvimento no espaço financeiro descentralizado, determina ao ecossistema Ethereum enfrentamento crucial que deve escalar ou se tornar irrelevante. As soluções de segunda camada, extremamente úteis, são inúteis sem base sólida para se firmar e empresas às quais fornecer os serviços. Dificuldades atuais do Ethereum, segundo Jon Jordan, criam oportunidade à soluções em que o "Eth 2.0 será processo gradual e quando ‘lançado', os desenvolvedores terão cuidado ao usá-lo pelos próximos meses havendo oportunidade à outras soluções de camada 2 para ganharem participação no mercado.”