quinta-feira, 29 de abril de 2021

Comércio transfronteiriço

Em linha com o Acordo de Economia Digital Austrália-Cingapura, a ABF, Australian Border Force, desenvolve soluções para tornar o comércio transfronteiriço simples e sem papel às empresas australianas. Foi realizado Teste para troca de documentos intergovernamentais em sistemas de verificação digital com a Singapore Customs e a IMDA, Singapore Infocomm Media Development Authority, o primeiro desenvolvido por especialistas da Austrália e Cingapura com Blockchain no Centro da ONU para Facilitação de Comércio e Negócios Eletrônicos. Participaram do teste a Câmara de Comércio e Indústria australiana, o Grupo da Indústria australiana e instituições financeiras em Cingapura, incluindo ANZ. O ensaio testa plataformas de verificação digital no IGL, Intergovernmental Ledger, desenvolvido pela ABF, no TradeTrust da IMDA para documentos de comércio eletrônico, visando reduzir custos de administração e aumentando eficiência comercial. A Agenda Comercial Simplificada anunciada pelo governo australiano se insere no teste que reformará e digitalizará processos de conformidade comercial. O Departamento de Agricultura, Água e Meio Ambiente colabora com reguladores de Cingapura em iniciativas digitais complementares escalando comércio sem papel de certificados fitossanitários e sanitários nos setores agrícola e de alimentos.

Nesta ideia, o governo australiano e a comunidade blockchain identificam oportunidades de adoção da tecnologia na cadeia de suprimentos e setores de credenciamento. O Comitê Diretor do Roteiro Nacional de Blockchain da Austrália, cria grupos de trabalho para explorar aplicações da tecnologia na cadeia de suprimentos em setores agrícola e educacional. Os grupos explorarão e identificarão casos de uso, oportunidades econômicas e barreiras que impedem adoção da tecnologia na Austrália. O comitê consiste de "representantes do governo, indústria, pesquisa e outros setores" supervisiona implementação do roteiro lançado à desenvolver dois casos de uso importantes ao blockchain, cadeias de suprimentos e credenciamento. Oferece US$ 6 milhões às equipes blockchain em dois pilotos distintos, Proveniência de Alimentos e Bebidas via impostos especiais de consumo no setor de alimentos e bebidas e de Minerais Críticos com rastreamento da cadeia de suprimentos em soluções de certificação de minerais. O primeiro trata das complexidades associadas aos produtores de bebidas alcoólicas que cumprem tributação de produtos e o segundo busca reforçar integridade da cadeia de suprimentos à indústria. Esperam contribuições no Esquema de Certificação Ética Nacional da Austrália, provando procedência de minerais produzidos localmente e exportados nos mercados internacionais.

Moral da Nota: o Relatório de Descoberta do Grupo de Trabalho da Cadeia de Fornecimento sob o National Blockchain Roadmap liderado pelo Departamento de Indústria, Ciência, Energia e Recursos australiano utilizará os resultados do teste. A ABF colabora com agências internacionais em programas de modernização de fronteiras, dá boas-vindas à oportunidades de colaboração com Cingapura melhorando comércio transfronteiriço entre os países. A iniciativa incorpora comércio sem papel e troca digital segura de informações comerciais como parte da futura arquitetura e design de uma Janela Única de Comércio na Austrália. Desde o lançamento no início de 2020 de seu National Blockchain Roadmap de cinco anos, o governo australiano tem sido proativo na promoção de busca por soluções na economia digital, de acordo com o roteiro, integrar IA e IoT a economia deve gerar 3 trilhões dólares australianos nos próximos 10 anos.