terça-feira, 23 de março de 2021

Coréia do Sul e DLT

A SK Telecom da Coréia do Sul lança solução blockchain para armazenamento e gerenciamento de certificados governamentais (documentos oficiais). A empresa emitirá sua primeira carteira digital com base em blockchain e aprovação do Ministério da Administração Pública e Segurança. Conforme o NewsTomato, a SK’s Wallet é compatível com a iniciativa de certificação digital do ministério da administração, Government24, que promove utilização de emissão de certificados eletrônicos e sistemas de distribuição na Coréia do Sul pós pandemia. Os certificados públicos digitalizados da SK Telecom incluem cópias dos cartões de registro de residentes, certificados de qualificação de seguro de saúde, certificados de imigração e documentos emitidos em papel assinados à mão, agora emitidos através de aplicativo móvel blockchain. Os certificados do aplicativo Government24 podem ser inseridos na carteira do SK e enviados como documentos eletrônicos a entidades públicas, empresas privadas e instituições financeiras. 

Atentemos que avança o conceito que padrões de segurança DLT podem transformar indústrias legadas em inovadores blockchain, sendo que grupos de trabalho buscam definir padrões com token para casos de uso. Nesta ideia emerge o conceito que a tokenização originou à “Internet de Valor”, ciclo de ativos financeiros ou quaisquer ativos com valor subjacente facilmente transferido ponto a ponto pela Internet. A tokenização permanece em grande parte em conceito embutido no espaço da criptomoeda, no entanto, a necessidade de processos digitalizados impacta vários setores sendo que a tokenização é virada de jogo à digitalização global. A InterWork Alliance, organização sem fins lucrativos para criar padrões globais em ecossistemas tokenizados, anuncia formação de dois novos grupos de trabalho de negócios liderados pela Distributed Ledger Technology Security e o Global Trade and Supply Chain, enfocando criação de padrões à segurança de tokens ​​em serviços financeiros.

Moral da Nota: inicialmente serão 13 tipos de certificados compatíveis com a carteira e posteriormente a SK Telecom evoluirá para “um total de 100 tipos” de certificados, incluindo documentos fiscais. A blockchain sob a ótica do chefe da Divisão de Certificação e Blockchain da SK Telecom, é tecnologia essencial na sociedade que “muda rapidamente pela necessidade de soluções não presenciais, onde precisamos de inovação no processo de envio e processamento de certificados centrados em documentos de papel e trabalho manual.” 

Rodapé: o Statista revelou que um milhão de sul-coreanos abriram mão de suas carteiras físicas de motorista em favor de alternativa digital blockchain em conjunto com o aplicativo de smartphone PASS, ou, mais de 3% da população de motoristas da Coréia do Sul em universo de 32,6 milhões de motoristas licenciados em 2019.