sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Troca descentralizada

Conceitualmente troca descentralizada é uma plataforma que elimina o intermediário, permitindo que usuários negociem criptomoedas diretamente entre si, garantindo controle total sobre fundos em todos os momentos da transação. Permite conversão de moeda fiduciária em criptomoeda e vice-versa, além de converter diferentes tokens de criptomoedas desempenhando papel crucial na indústria de criptoativos, sendo quase impossível negociar e usar cripto-tokens sem eles. Fornece rede aberta e transparente tornandp a negociação de criptografia acessível a todos, com a vantagem da segurança e invulnerabilidade a hacks ou furto e não requerer informações pessoais para proteger a privacidade.

Em consequência surgem as bolsas descentralizadas, conhecidas como DEXs, em estágio de crescimento oferecendo alternativa ao usuário que deseje negociar diretamente seus ativos sem intermediários. Existem várias bolsas descentralizadas ativas oferecendo negociação ponto a ponto em variedade de criptomoedas. Nas trocas centralizadas os fundos e livros de ordens são mantidos pelo servidor enquanto ocorre a transação, no entanto, sem envolvimento de servidor central porque os participantes da transação controlam os fundos dos usuários. As transações nas trocas descentralizadas são anônimas e criptografadas, sendo difícil manter o usuário no anonimato, isto é, permite usuários desfrutar privacidade sem revelar todos os seus dados pessoais. As trocas descentralizadas minimizam risco de hacking consequente à rede distribuída dos nós, superando o problema do tempo de inatividade do servidor enfrentado pelos usuários na negociação sendo que as taxas oferecidas são menores quando comparadas à trocas centralizadas.

Moral da Nota: na DEX as transações são mais rápidas, mais baratas eliminando terceiros e reduzindo taxas globais associadas. As trocas descentralizadas são mais seguras que as centralizadas, pois as informações do usuário não são armazenadas em servidor central limitando ataque hacker. Outro avanço da DEX é a integração com carteiras de hardware como Trezor e Ledger Nano S, podendo transferir diretamente da carteira de hardware aos contratos inteligentes oferecidos pelas bolsas descentralizadas. Por fim, os fundos nas bolsas descentralizadas ficam sob o controle dos usuários em substituiução a autoridade central, consequente utilização de rede P2P com chaves privadas permanecendo com o usuário e não compartilhadas com a troca.

Rápida: são trocas descentralizadas a 'IDEX' focada na negociação de tokens ERC-20 em Ethereum. A 'EtherDelta' negocia tokens Ethereum ERC-20 e pares Ethereum, alimentada por contratos inteligentes em Ethereum responsáveis ​​pelo gerenciamento, depósitos, retiradas e integração da carteira. Inclui ainda a 'Rede Kyber Network' em Ethereum para criptomoedas e P2P, a Bisq, 'BitSquare', com suporte à moedas fiduciárias e por fim o 'Bancor Network' bolsa descentralizada por contrato inteligente.