O Alibaba, empresa mais valiosa da China, adquiriu o Walmart China por US$ 3,6 bilhões detendo 72% do negócio do Sun Art Retail, grupo que opera mais de 480 grandes supermercados no país. O motivo alegado decorre do acontecido em outros países por causa da pandemia e os supermercados chineses em crescimento de pedidos online em 2019 tentam capitalizar a mudança no comportamento do consumidor. O Sun Art Retail teve receitas de US$ 14,2 bilhões em 2019 e no primeiro semestre de 2020 cresceu 5% comparado com o mesmo período de 2019, sendo que o domínio do Alibaba acontece pela compra da maioria de uma holding da francesa Auchan Retail International SA. No entanto, relatório da Euromonitor International avisa que a Sun Art não é nome familiar na China, operando grandes lojas de variedades com 14,1% de participação nas vendas de hipermercados, aí, o Walmart detém 10,3% do market share da categoria.
Em fins de 2019 a constatada queda no consumo do setor supermercadista atingiu forte o Walmart, que no início de 2020 anunciou a necessidade de encontrar parceiro financeiro, fato ocorrido em várias subsidiárias da empresa no mundo. Após sete meses da declaração de pandemia ressurge o interesse na busca por aliado e segundo a empresa, apenas necessidade de braço financeiro para potenciar a operação local. A rede varejista já fechou acordo com o Alibabá na China e alianças na Inglaterra e Brasil, no entanto, o Walmart apresentou na Argentina linha de financiamento para PMEs de origem nacional e marca própria, chegando a 144 prestadores com taxas diferenciadas e redução de prazos de pagamento, comprometendo US$ 6 milhões para apoiar pequenos e médios fornecedores no país. O Walmart Argentina iniciou operações em 1995 sendo atualmente o nono maior empregador privado do país, com mais de 10 mil funcionários diretos em 92 lojas distribuídas em 21 províncias.
Moral da Nota: o Alibaba tem negócio de varejo online em crescimento construindo sua presença em supermercados físicos na China, utilizando-os para expandir capacidades de comércio eletrônico. Assumir o controle da Sun Art "ajudaria o Alibaba expandir sua estratégia integrando estratégia online e offline". O Diretor Executivo da Grande China Kantar Worldpanel explica que "uma rede maior de supermercados físicos aumentará o espaço de estoque do Alibaba à mantimentos e capacidade de entrega".