O movimento Smart Cities reflete a integração da tecnologia ao ambiente construído, impulsionado por big data, IoT e consciência do impacto psicossocial no bem-estar das pessoas. Temas de sustentabilidade ambiental estruturam a criação de lugares inteligentes, verdes em todos os sentidos, para morar e trabalhar. Faz parte do movimento o MarketPeak, plataforma digital global reunindo empresas Fintech e Blockchain com investidores, compradores e afiliados, permitindo apoio a startups em estágios iniciais. A comunidade investe através da plataforma projetos e produtos blockchain, ativos tokenizados frecebend, além do lucro bônus que varia dependendo do plano de recompensas. Startups e empresas através da plataforma realizam ICO ou STO, oferecendo produtos como ativos, sinais ou carteiras de hardware, tendo como maior vantagem a comunidade investir em FinTech, dando-lhes acesso a recursos financeiros. A MarketPeak pretende expandir a comunidade de investidores, compradores e afiliados, com ênfase na educação, treinamento adicional em marketing, desenvolvimento de personalidade e blockchain nos pacotes de associação.
A infraestrutura digital da Estônia foi fundamental à sobrevivência econômica pelas restrições da Covid. Bloqueios e proibições de viagens na Europa e resto do mundo, trazem o programa de residência eletrônica a novo patamar de como pensar o espaço, a mobilidade e os ambientes urbanos. Na tônica de invstimento digital, o e-Residency Marketplace emerge com novos recursos sendo o melhor lugar para encontrar informações sobre provedores de serviços confiáveis no ecossistema e-Residency estoniano e na busca pela expansão dos negócios. O e-residency estoniano além do Marketplace permite soluções à administração de empresas remotas a taxas competitivas, especialistas jurídicos e fiscais, contadores, provedores de pagamento, serviços de escritório virtual e acesso a serviços eletrônicos do governo da Estônia. A nova versão do e-residency Marketplace, filtra e compara ofertas do provedor de serviços pelos serviços procurados ou pela adequação ao tipo de empresa e setor. O recurso de filtragem significa encontrar provedores de serviços adequados evitando clicar em todas as visualizações e sites das empresas listadas no Marketplace, além de categorizar adequadamente os membros do Marketplace que fornecem vários serviços.
Moral da Nota: o movimento Cidades Jardins do século 19 e o ‘Futurama’ com eletrificação pós primeira guerra mundial, levam a pensar que o desastre desencadeia mudança. Caíram nesta categoria o movimento das cidades modernas pós segunda guerra mundial, a revolução da informação, a crise financeira e o surgimento das cidades "inteligentes" modernas. O Marketplace necessita mapeamento escolhendo provedor de serviços à empresa e quais os serviços necessários, além de calcular custos e pesquisar opções disponíveis. A possibilidade de filtrar prestadores de serviço implica conformidade com o tipo de serviço procurado, tipo de empresa e tipo de indústria de negócios do usuário. Na residência eletrônica os membros do Marketplace necesistam operações de negócios profissionais e boa reputação, cabendo ao e-residente contactar e entrar em relação contratual com o membro do Marketplace.