Frugal é adjetivo que qualifica o que é comedido, simples, caracterizando algo que poupa alguma coisa, prudente e econômico em recursos consumíveis. Inserido nesta ideia, no México, empresas e startups tendem se concentrar nas classes média e alta, deixando a margem 90 milhões de pessoas com renda de até 7 mil pesos. Por lá, está na moda o termo "fi-fi" refletindo desigualdade e má distribuição da riqueza, com dados da OCDE mostrando que 80% da riqueza mexicana se concentra em 10% da população nas classes média e alta. Reflete ainda o fato que empresas e startups tendem se concentrar na possibilidade de pagamento esquecendo o que conhecemos como "base da pirâmide" ou BoP, cujo segmento está aberto a soluções eficientes e econômicas aos problemas do dia-a-dia.
A concentração por empresas, empreendedores e startups em 25% da população reflete nos preços de produtos e serviços em diferentes áreas do país, segundo o Inmuebles24, o preço médio do aluguel é de US$ 5.100 enquanto áreas mais abastadas chega a US$ 16 mil. No ensino primário privado, segundo o Inegi mexicano, o preço médio de despesas e mensalidades é de 9.700 pesos, ou, proibitivo à 75% população que teria que economizar um mês e meio de salário para acessar este tipo de Educação. O mesmo ocorre no acesso a serviços odontológicos em que uma placa dentária custa em média 9.300 pesos e 75% da população teria que economizar meses ou encontrar soluções de baixa qualidade. De modo simplista este segmento gasta 30% da renda mensal com alimentação, 23% com moradia, 5% com vestuário, 7% com educação e 10% com transporte, mercado atraente do ponto de vista econômico e oportunidade de inovar à quem tem menos.
Moral da Nota: este padrão repete em produtos inovadores, proibitivos à base da pirâmide indicando uma lógica comum, ou, desenvolver produtos “médios e premium” monopolizando o mercado com preços altos. O processo de democratizar produtos existentes no mercado, pelo alto custo, inacessíveis a base da pirâmide levanta a modelo de negócio com baixa margem por unidade e altos lucros como um todo. Por exemplo, o Grupo MIA identificou ausência de crédito para construção imobiliária a pessoas do BOP, soluciou com adição de materiais de alta resistência e baixo custo, reduzindo para 150 mil pesos o preço das residências em média comparados aos 500 mil gastos na construção em 10 anos. Outro exemplo é o eRanger, moto-ambulância na falta de acesso em emergência, com motocicletas em funções básicas de ambulância removendo elementos que encareciam o transporte acrescentando à motocicleta funções básicas de atendimento com queda do preço final no custo da ambulância.