No 10º Fórum Urbano Mundial, WUF10, Visa e GRCN anunciaram acordo de colaboração em programa de ajuda as cidades implementando tecnologias que desenvolva e promova a economia digital. A rede Cidades Resilientes Globais é composta por 17 cidades da América Latina e Caribe. O GRCN, projeto da The Rockefeller Foundation, é evolução do programa 100 Cidades Resilientes buscando ajudar as cidades serem resilientes diante desafios físicos, sociais e econômicos do século XXI. A Visa e a GRCN apóiam as cidades no desenvolvimento da infraestrutura digital como parte da estratégia de resiliência, focada na mobilidade urbana como catalisador à aceleração de mudanças. As atividades do programa incluem pesquisas e perspectivas aos desafios e oportunidades em cada cidade, desenvolvimento de workshops sobre resiliência identificando e definindo obstáculos, organizar visitas de inteligência de campo em cidades selecionadas, crição de manual de estratégias implementáveis à economia digital urbana resiliente e organizar fórum anual de cidades digitais e resilientes. A Visa é comprometida em oferecer melhores viagens aos passageiros, auxiliando as cidades funcionar de modo eficiente e sustentável, participando de projetos de mobilidade urbana em várias cidades da América Latina e Caribe. Lançou o sistema de pagamento sem contato nas 41 estações do MetrôRio, com a SPTrans, programa piloto de pagamentos sem contato em 12 linhas de ônibus e 200 ônibus, além de projetos em Santo Domingo e parte do México.
As emissões de gases efeito estufa produzidas pelos transportes dobram em 2050, sendo os veículos de passageiros produtores de 70% dessas emissões e 50% da poluição urbana do ar. A mobilidade multimodal aumenta nas opções de transporte público e micromobilidade tornando-se iniciativa à redução destes números. No entanto, as cidades exibem crescimento explosivo, hoje, com 85% dos latino-americanos vivendo de modo urbano, percentual que sobe para 90% nos próximos 30 anos; viajar ficou complicado. Construir sistemas eficientes e interoperáveis para movimentação nos centros urbanos é primordial na criação de cidades resilientes, ao passo que instituir pagamentos rápidos, fáceis e seguros em padrões globais, é um dos meios em incentivar o uso do transporte público melhorando sustentabilidade econômica. Visa e GRCN trabalham para definir oportunidades à economia digital na rede de cidades GRCN, dimensionando soluções e fortalecendo estratégias de resiliência. O programa promove colaboração entre todos os atores: governos, operadores de transporte público, empresas FinTech, universidades e outros participantes, via inovação e compartilhamento de conhecimento através da rede.
Moral da Nota: a Rede Global de 17 Cidades Resilientes é composta por Ciudad Juárez, Colima, área metropolitana de Guadalajara e Cidade do México (México); Santiago de los Caballeros (República Dominicana); San Juan (Porto Rico); Cidade do Panamá (Panamá); Cali e Medellín (Colômbia); Quito, Equador); Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre (Brasil); Montevidéu (Uruguai), área metropolitana de Santiago (Chile); e Santa Fé e Buenos Aires (Argentina).