Relato do Europa Press informa que a Iberdrola, fornecedora de energia, utiliza blockchain em prova que 100% da energia fornecida é renovável. Em conjunto com a Kutxabank e a plataforma da Energy Web Foundation, de tecnologia contabilidade distribuída, usa prova de renovabilidade, transparência e eficiência de custos. A Companhia provou que sua eletricidade é 100% renovável através da solução blockchain desenvolvida pela Energy Web Foundation, plataforma DLT open source que rastreia fornecimento e consumo de energia em tempo real. A DLT promove, segundo a empresa, transparência, com “garantias de origem, GoO,” emitidas aos consumidores provando que a fonte elétrica é 100% limpa catalisadora no processo de descarbonização da economia permitindo transações rastreáveis, seguras e rápidas. A companhia informa que a DLT tem vantagens no setor em eficiência de custos e priorização da distribuição de energia.
Neste conceito renovável, a Shell Ventures e a Sumitomo Corporation investiram na plataforma de energia da comunidade blockchain LO3 Energy para comercialização de energia comunitária em blockchain. Anteriormente a empresa recebeu investimentos da Braemar Energy Ventures, Centrica e Siemens. A LO3 Energy, empresa de crescimento em energia, finanças e tecnologia, trabalha modelo descentralizado de distribuição de energia apoiando o desenvolvimento de redes de energia comunitária blockchain. A plataforma da LO3, primeira do gênero, permite superar desafios de integração dos recursos renováveis de energia distribuída, DER, nas redes de abastecimento permitindo consumo e produção de eletricidade residencial ou empresarial reduzindo emissões de carbono. A LO3 Energy tem projetos em colaboração com a Marubeni Corporation para criar soluções blockchain e com a empresa japonesa Kyocera Corporation há projeto-teste da criação de usina virtual gerenciada por blockchain em tecnologia fotovoltaica verde.
Moral da Nota: a energia verde utiliza blockchain facilitando comércio de eletricidade e gás no atacado, possibilitando compra e venda de energia sem intermediários. O BTCManager informa que a Wala é parceria de Uganda no desenvolvimento do sistema de energia limpa blockchain de alta capacidade. Quanto aos Recursos de Energia Distribuída, DERs, mudam o formato como a energia é produzida e consumida. A energia tradicionalmente é distribuída através de usinas de grande escala com transmissão de longa distância, no entanto, a revolução consiste em mudar o paradigma para onde mais energia é produzida na ‘borda da rede’ por recursos distribuídos, DERs, daí, a possibilidade de desenvolver economia circular na energia cujos usuários optam por selecionar como e quando usar o recurso energético local específico.