O governador do Banque de France fala em parceria público/privada como forma de emitir CBDC, moeda digital do banco central. Trabalha com oito empresas, entre elas a Accenture e HSBC, explorando ramificações regulatórias e financeiras do lançamento CBDC. A França busca desenvolver CBDC com a Societe Generale-Forge, startup de tecnologia lançada pelo banco Societé Generale, escolhendo a Tezos ao experimento, em testes para liquidações interbancárias. A Tezos é blockchain pública descentralizada com recursos de governança em cadeia, algoritmo de consenso em prova de participação além da capacidade de verificar contratos inteligentes. A plataforma blockchain tem ecossistema vibrante, incluindo startup de pesquisa e desenvolvimento, Nomadic Labs sediada em Paris, que será chave aos testes CBDC.
Em paralelo e focada na interoperabilidade, a BSN, projeto de infraestrutura blockchain da China, trás redes públicas à usuários chineses. A Blockchain-Based Service Network, BSN, provedora de serviços de internet à desenvolvedores dapp, aplicativos descentralizados, disponibiliza em sua rede 24 redes públicas à usuários chineses a partir de novembro. Utilizarão estruturas técnicas, construindo e executando dapps à variedade de finalidades como plataformas de financiamento à pequenas e médias empresas, rastreamento de fontes à empresas de alimentos e manutenção de registros à bancos, escritórios de advocacia ou agências governamentais. A BSN já integrou aos desenvolvedores fora da China seis grandes redes públicas na versão global, ambiente de desenvolvimento padronizado para construir e executar aplicativos descentralizados nessas redes públicas. Ao contrário da versão localizada são permitidas na versão global da BSN, cadeias públicas descentralizadas. Embora o memorando não divulgue nenhum nome dessas 24 redes públicas, a BSN integrou projetos internacionais incluindo a Tezos, Ethereum e Cosmos 'IrisNet.
Moral da Nota: a Tezos, fortalecida pela capacidade técnica, adaptabilidade tem forte comunidade presente na França e exterior. Em 2019, o governador do Banque de France se pronunciou a favor do país tornar-se o primeiro a emitir moeda digital. No entanto, há outros como Itália, Lituânia com blockchain híbrido NEM privado/público e a Holanda também se apresentam. A Tezos é uma das plataformas blockchain públicas envolvida nos testes CBDC, alimentando futuro euro digital.