quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Economia digital e Walmart

A StormX, plataforma de recompensas blockchain, integra o Walmart ao lado da Microsoft, Nike, Adidas, eBay, Target, Dell e Samsung, permitindo ‘Cryptoback’ de 4% nas compras Walmart podendo chegar a 14% se atingir no aplicativo o nível de superusuário. Sediada em Seul, a StormX lançou programa de reembolso de criptografia à compradores móveis após o sucesso do Honey, complemento de navegador vendido ao PayPal por US$ 4 bilhões, se tornando o único serviço de recompensas Cryptoback suportado pela Walmart. O StormX está disponível como aplicativo na Google, Apple e extensão do Chrome, onde compradores reivindicam recompensas e adquirem BTC, ETH, LTC completando micro-tarefas como pesquisas, vídeos e produtos de amostra. A start-up atingiu 2,5 milhões de downloads, com previsão de aumento à medida que espalham notícias sobre integração com o Walmart.

A multinacional atende semanalmente mais de 265 milhões de clientes comprando em 11.500 lojas físicas de 27 países e receita online de US$ 524 bilhões em 2020. A subsidiária chinesa do Walmart fez parceria com a VeChain, plataforma de gerenciamento da cadeia de suprimentos em blockchain, criando sistema que rastreia produtos alimentícios. O Sam’s Club, subsidiária Walmart na China, com plataforma de gerenciamento da cadeia de suprimentos blockchain VeChain (VET), rastreia produtos alimentícios da rede. A PricewaterhouseCoopers, PwC, participa no projeto da Plataforma de Rastreabilidade do Sam’s Club Walmart China Blockchain Traceability Platform, garantindo segurança alimentar e proporcionando transparência aos consumidores chineses. O Sam’s Club é rede de compras de alto padrão operando 26 lojas na China com base de clientes em mais de 2,5 milhões de pessoas, lançará mais 15 a 20 novos pontos de venda antes de fins de 2022. Utilizará versão modificada da plataforma ToolChain da VeChain com sensores de software, de hardware e tecnologias IoT carregando dados da cadeia de suprimentos da empresa ao blockchain, acessados por códigos QR impressos na embalagem dos produtos do Sam's Club.

Moral da Nota: o Sam’s Club aumentou a variedade de alimentos premium, "com frutos do mar importados, carne, vinho e produtos secos". A VeChain informa “questões problemáticas de longo prazo no transporte de alimentos frescos, seleção de produtos, transparência e visibilidade das informações do produto” cujas soluções blockchain promovem eficácia no tratamento. O Walmart com o Hyperledger expandiu sua função na comunidade de código aberto, embora o Hyperledger ofereça estruturas de razão distribuída de código aberto de nível empresarial com a maioria dos livros-razão distribuído se inserindo nas redes privadas autorizadas.