A BSN aspira ser ponto de conexão à todas as redes e protocolos blockchain integrando cadeias públicas. A construção de nós da rede principal e rede de teste dessas cadeias públicas, visa fornecer aos desenvolvedores da Dapp ponto de acesso completo mais fácil e barato. Através de gateway único e um plano mensal simples, desenvolvedores acessarão todas as cadeias públicas na BSN reduzindo barreira à entrada no desenvolvimento do DApp e permitindo que desenvolvedores mais tradicionais se juntem à indústria de criptografia. A inovação, segundo a BSN, começa com custo reduzido de desenvolvimento e implantação de aplicativos e com a divisão da BSN em BSN-China e BSN-International, com o último se concentrando na integração de blockchains públicas e atração de empresas e indivíduos, ao passo que o primeiro trabalha com redes autorizadas promovendo inovação blockchain na China. Planejam compartilhar códigos-fonte da BSN com todos os membros da BSN International Foundation, adicionando mais equipes no esforço de desenvolvimento.
Nesta ideia, a Bloomberg informa que a Red Date Technology, startup chinesa fundada em 2014 e desenvolvedora da BSN, busca superar as probabilidades reduzindo a divisão entre várias cadeias de blocos no mundo, unificando blockchains díspares, criando uma plataforma cujos desenvolvedores podem desenvolver aplicativos descentralizados, dApps, de maneira econômica. A tecnologia chinesa por tensão geopolítica, mesmo submentida a desconfiança, parece ganhar força pois o Red Date avisou que mais de 6 mil usuários aderiram à rede incluindo empresas na China, governo e indivíduos. Com seis blockchains públicas integradas, o próximo passo da BSN é adicionar mais de 100 livros distribuídos nos próximos 12 meses, consequente ferramentas robustas e serviços de armazenamento de dados permitindo desenvolvedores economizar 90% do custo de criação e execução de dApps. Para garantir projeto descentralizado, transparente e independente, a Red Date não solicitará financiamento do governo chinês ou de empresas estatais, no entanto, desenvolvedores pagarão taxas com base no uso do espaço de armazenamento em nuvem da BSN comprado de empresas como Amazon e implantado em cidades.
Moral da Nota: a BSN criou grupos diferentes na idéia que um analisará cadeias públicas que cumprem leis chinesas e o outro desenvolverá cadeias públicas mais flexíveis acomodando ecossistemas internacionalmente. O grupo que analisa blockchains internacionais, BSN-International, é liderado pela Red Date Tech e a BSN-China é governada pela atual BSN Development Association. Por conta disso, o CEO da Red Date Technology avisou que “cada país tem leis e regulamentos para governar a implantação e uso da Internet, incluindo regras de privacidade, segurança e localização de dados. Depois que a BSN se tornar global necessitará conformidade com esses mesmos tipos de políticas. Em cada país ou região, as operações da BSN precisarão cumprir leis e regulamentos locais. A BSN oferece três modelos operacionais principais: serviços com permissão, sem permissão e entre cadeias. Os serviços com permissão já serão executados através do Portal BSN China, enquanto os serviços sem permissão serão executados através do Portal Internacional da BSN. Os desenvolvedores utilizarão um dos dois portais com base em suas circunstâncias. Desenvolvedores chineses que desejem acessar redes autorizadas podem usar o BSN-Chain Portal, enquanto desenvolvedores globais encarregados de criar plataformas para players internacionais podem acessar blockchains públicos como Nervos através do BSN-International Portal. Na China, há clara restrição regulatória na implantação de redes blockchain públicas sem permissão. Como a BSN é uma rede de interoperabilidade global deve cumprir essas regras na China e ser flexível o suficiente para acomodar outros ecossistemas blockchain como cadeias públicas internacionalmente. Em conclusão, o CEO da Red Date Tecnology diz que “a Internet só ganhou adoção global depois que ficou barato às pessoas criarem sites. O objetivo principal é colocar tudo relacionado a blockchain no ecossistema da BSN.”