A Sita, empresa de comunicação e transporte de tecnologia da informação, e a ULD Care, associação comercial, exploram possibilidade blockchain para economizar US$ 400 milhões/ano no setor de carga aérea. A Plataforma Blockchain reduz custos, melhora eficiência permitindo que empresas de carga aérea rastreiem e registrem digitalmente a mudança de custódia de contêineres de carga de avião, ou ULDs (Unit Load Devices), entre destinos. A proposta incorporará autenticação e funções baseadas em confiança, reduzindo risco de adulteração, cibercrime, lavagem de dinheiro baseada no comércio, fraude e ilícito. Essas empresas buscam reduzir custos do setor, melhorar eficiência, gerando menos perdas e evitando danos à carga. As cadeias de blocos, economizam tempo e custo resolvendo problemas da indústria de carga aérea. Atualmente, 12 empresas de custódia monitoram e rastreiam carga para qualquer remessa com a maioria delas dependendo de documentos em papel, dificultando o processo com problemas de confiança e transparência.
Neste foco, relatório publicado pela Splash 247 informa que a CargoSmart, ala de software da Orient Overseas Container Line de Hong Kong, em parceria com a Cosco, Shanghai International Port Group (SIPG) e o veículo elétrico gigante de energia limpa Tesla, conduziu projeto piloto para aplicação de liberação de carga através de aplicativo blockchain. A CargoSmart realiza pesquisas e desenvolvimento à sua aplicação, reduzindo etapas de verificação do consignatário e do agente de remessa. A empresa digitalizou o processo de documentação reduzindo tempo total de retirada de carga dos terminais de embarque e tempo de entrega. O projeto alavancou blockchain em troca de dados de remessa entre a transportadora marítima e a operadora do terminal em tempo real, substituindo processos tradicionais de documentação custosos, demorados e ineficientes. Busca minimizar etapas de verificação do consignatário e do agente de transporte com transportadoras oceânicas, acelerando liberação das cartas de porte marítimas permitindo caminhoneiros carregar no terminal mais rapidamente, atendendo janelas de entrega, garantindo qualidade do serviço e compromissos dos clientes.
Moral da Nota: a plataforma CargoSmart com a Tesla, a Cosco e a SIPG simplifica e acelera o processo de retirada de carga. A empresa adicionou mais recursos à aplicação, para "exibir o portão carregado, a data do compromisso e a liberação do terminal, permitindo que remetentes tenham melhor visibilidade de suas cargas". Planeja melhorias nas aplicações realizando testes piloto nos portos de Xiamen, Qingdao e Laem Chabang na Tailândia, estabelecendo consórcio blockchain ou Global Shipping Business Network.
Rodapé: relatório recente mostra que 25 principais fabricantes farmacêuticos, distribuidores, parceiros de logística e outros representantes da cadeia de suprimentos farmacêuticos, são favoráveis à adoção blockchain para rastrear medicamentos prescritos após a conclusão de um programa piloto com a Food and Drug dos EUA.