Notícia no Fórum de Inovação em Regulamentação Urbana da China e publicada na Sina Finance, avisa que a China lança a Blockchain-based Service Network, BSN, ou rede Blockchain da China. A BSN é iniciativa do think tank de políticas públicas da China e empresas estatais, sendo que o State Information Center, SIC, fornecerá infraestrutura confiável e escalável no apoio a projetos blockchain, desenvolvimento de cidades inteligentes e economia digital. A rede BSN é rede de infraestrutura pública desenvolvida com o SIC, além da principal empresa de telecomunicações estatal China Mobile e da rede de cartões de pagamento apoiada pelo governo China UnionPay.
O relatório da Prova de Conceito informa que a rede BSN envolve mais de 400 empresas e 600 desenvolvedores a partir da cidade de Hangzhou, leste da China, buscando reduzir custos técnicos e econômicos no desenvolvimento blockchain. O estabelecimento da rede nacional blockchain é marco na abordagem e desenvolvimento de aplicativos blockchain focado em moeda digital.
Moral da Nota: o objetivo da BSN é melhorar o layout do setor blockchain, servir no desenvolvimento de cidades inteligentes e economia digital. Segurança controlável, inovação independente, abertura e inclusão, farão com que a rede reduza o limiar técnico e econômico à aplicação blockchain. Adaptação gradual ao 5G, Internet das Coisas, inteligência artificial e outras tecnologias, permitirá ao BSN fornecer serviços de qualidade no desenvolvimento de cidades inteligentes e economia digital, criando indústrias e novos negócios. Bom notar que se trata de tendência mundial com graus variados de escalabilidade. Entre nós, é pertinente uma rede blockchain de serviços estagnados na economia fiduciária urgindo intervenção, como a questão da água no Rio de Janeiro e Minas Gerais contaminada por metais pesados. Nesta ideia uma rede nacional Blockchain de serviços ambientais dará escala ao setor principalmente na criação de empregos. Aí se inserem reciclagem de resíduos através de usinas de tratamento de lixo e água de reuso, resíduos automotivo e eletrodoméstico, reflorestamento de reservatórios de hidreléticas melhorando o regime de chuvas, consórcios de regeneração da biodiversidade e despoluição das bacias fluviais. No mar e cidades litorâneas, desenvolvimento IoT com empreendedores individuais ou catadores e empresariais, tudo devidamente financiado por stablecoin atrelada ao ouro.