A tecnologia blockchain será utilizada pelo TCE-RN, Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, em licitações buscando transparência e eficiência. A Ccomissão de Auditores do TCE-RN em parceria com técnicos do Projeto Governo Cidadão, que desenvolve o aplicativo Soluções Online de Licitação (SOL) blockchain, em parceria com a empresa de tecnologia e design Caiena que registra informações sobre compras, editais, atas e contratos dos governos. A implantação do SOL na infraestrutura tecnológica do Tribunal foi acordada em reunião do TCE-RN, parceiro dos governos da Bahia e Rio Grande do Norte com acesso aos dados nele produzidos, possibilitando monitorar em tempo real processos de aquisições realizadas. Desde o lançamento, o SOL efetivou 245 contratos movimentando R$ 2,5 milhões. Permitirá auditoria digital em tempo real nos processos de aquisições em sistemas que utilizam Blockchain.
A tecnologia Blokchain é rota de mão dupla aguardando oportunidade de escala nos setores público e privado. Entre nós, no setor agrícola auxilia agricultores na modernização e gestão da produção. A Agrishow 2020, evento do setor agrícola, apresentará a tecnologia da contabilidade distribuída como prioritária no campo permitindo em tempo real otimização de insumos e melhoria da produtividade. A blockchain viabiliza rastreabilidade por imagens de satélites, monitorando plantações via aplicativos de smartphone e relatórios acessados pelo produtor. A Agrishow reunirá mais de 800 marcas nacionais e internacionais em público de 150 mil visitantes, com inovações às demandas do campo. Na edição 2020 a digitalização do sistema produtivo através de dados conectados à central de operações, concessionária de máquinas ou fazenda, busca resolução na questão da quebra de safra. O ConectarAGRO, conectividade banda larga 4G da TIM para 5,1 milhões de hectares de áreas rurais em 2019 no Brasil, supera a meta de 100 mil hectares, representando 7% da área plantada de grãos e cana no país. A solução segue tecnologia simples apresentada na Agrishow 2019 em conjunto pelas empresas, AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble. O Banco Sicredi, parceiro da Bayer, desenvolve e apóia projetos blockchain como o Perfect Trace desenvolvido pelas startups Safe Trace e Perfect Flight. O projeto busca garantir agrotóxicos no raio permitido, na dose recomendada e em normas de aplicação, legislação ambiental e trabalhista.
Moral da Nota: o agronegócio brasileiro, refém da cartelização e do atravessador, principalmente pequenos e médios produtores, necessita ao lado dos bancos tradicionais espaço na tecnologia blockchain empoderando soluções de e-commerce agrícola, atacado e varejo, encurtando distância entre produtor e consumidor. Plataformas e-commerce, Bancos tradicionais parceiros de Feirantes em Feiras livres, Ceasa, Produtores e Supermercados, na tecnologia blockchian escalando soluções de rastreabilidade, transações financeiras ágeis como meios de pagamento em tempo real, otimizando negṍcios e resolvendo rapidamente contenciosos, certamente agregará valor a produção, combaterá a pobreza, desenvolverá a agricultura, otimizando desperdício e inserindo o agronegócio de modo mais abrangente na quarta revolução.