domingo, 23 de fevereiro de 2020

Agricultura, Clima e AL

A Plate, Plataforma de Ação Climática na Agricultura, lançada na América Latina e Caribe busca promover colaboração Sul-Sul no campo. A 25ª Conferência das Nações Unidas sobre Clima, COP25, realizou um dia dedicado à atividade agrícola, pecuária e silvicultura no qual foi lançado o Plate. Visa coordenar e fortalecer ações de formulação e implementação conjuntas na agropecuária alinhada ao cenário climático.
Aderiram por ordem alabética, Argentina, Bahamas, Brasil, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Uruguai, sendo liderada pelo Chile. Trata-se de plataforma de adesão voluntária pelos Ministros da Agricultura dos países estando os demais na dependência de resposta ao convite de adesão. A plataforma se configura como ferramenta central na implementação das Contribuições Determinadas Nacionalmente ou NDC, cujos objetivos propostos necessitam colaboração em larga escala na ambição em mitigar adaptações à mudanças climáticas. A iniciativa é sinal à nível regional, América Latina e Caribe, no contexto da segurança alimentar articulando e estabelecendo posições comuns e coordenadas na negociação internacional, buscando melhorias no desenvolvimento agrícola produtivo, resiliente e de baixa emissão de gases de efeito estufa.
Moral da Nota: esta é a primeira vez que no âmbito das COPs se atribui um dia específico à atividade agrícola, mostrando a importância do setor, que não é visto como inimigo do clima mas parceiro na busca por soluções. Todos estão conscientes que a crise no campo provoca êxodo rural impactando com força nos grandes centros, enquanto a crise urbana gera mobilização e protesto. A criação de um dia à agricultura visa dar voz nas negociações ao sistema agrícola e alimentar, garantindo financiamento do clima e fortalecendo parcerias existentes.