O Enterprise Times informa que a VetBloom, plataforma bockchain da Ethos Veterinary Health, se une a IBM para integrar DLT à medicina veterinária. O objetivo do projeto é criar estrutura à competência, educação médica baseada em crachás digitais para credenciamento com credenciais invioláveis armazenadas na blockchain em estrutura de governança equitativa. Os principais players do ecossistema de saúde veterinária como a Associação Americana de Faculdades de Medicina Veterinária, AAVMC, o Conselho Internacional de Avaliação Veterinária, ICVA, e a Associação Americana de Hospitais Animais, AAHA, se inseriram no conceito. A colaboração da IBM com o VetBloom e outros participantes do setor de ensino veterinário, é potencial ao blockchain de credenciais de aprendizado suportando ensino em competências no setor veterinário promovendo a adoção da tecnologia em todos aspectos da atividade.
Em relação ao quesito escalabilidade constata-se aumento de 517% em desenvolvedores Blockchain que desde 2009 orienta inovação de tecnologias e moedas digitais no mundo, contudo, em fase de luta relacionada ao respeito de antecessores tecnológicos. Pesquisa realizada entre executivos em 2018 pela PWC, constatou que 84% usam Blockchain de algum modo e 45% falaram que a preocupação se deve à falta de confiança na tecnologia, impedindo adoção generalizada dos países, muitos aguardando regulamentação antes de considerá-la. Neste GAP, Malta adotou Blockchain e criou a primeira estrutura regulamentada tornando-se 'Blockchain Island' do mundo, enquanto a Alemanha seguiu rota diversa antes da adoção optando por entender a tecnologia através de processo de consulta.
Moral da Nota: a expansão da tecnologia se faz de modo escalável como por exemplo, relato do BTCManager que a IBM e o UBS fazem parceria com a ZF Friedrichshaen, fabricante automotivo alemão, para desenvolver pagamentos baseados em DLT. Há pressão pela educação sobre a tecnologia consequente falta de experiência e conhecimento, barreira para muitas empresas investirem tempo e dinheiro. O Cambridge Blockchain Forum e iniciativas como a Blockchain em Berkeley são instalações de aprendizado destacadas e usadas pelo investidor, desenvolvedor e executivo que pretende adquirir a tecnologia.