terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Salmão e UE

A Cermaq, empresa de cultivo de salmão, e a Labeyrie produtora de salmão defumado, utilizam blockchain na nuvem da IBM rastreando cadeia de suprimento. A plataforma blockchain IBM Food Trust, permite clientes obterem informações da cadeia de valor do salmão, de quando foi chocada, origem da água doce, tamanho de transferência à água do mar, instalação da água do mar cultivada, vacinas recebidas e alimentação ao ser pescado. A Cermaq opera na Noruega, Chile e Canadá como subsidiária da Mitsubishi Corporation sediada em Oslo é uma das líderes mundiais no cultivo de salmão e truta. A Labeyrie, líder na França em salmão defumado, com o novo sistema de rastreabilidade a dois produtos noruegueses de salmão defumado, oferece ao consumidor a oportunidade de obter informações sobre a cadeia de produção do salmão via blockchain.
Trata-se da primeira vez que uma empresa usa blockchain para rastrear cadeia de fornecimento de peixes. Com o código QR e blockchain disponível na embalagem do produto e um dispositivo móvel, consumidores obtém informações em texto e fotos sobre o salmão na blockchain em nuvem IBM disponibilizadas no mercado francês. Além disso, produtores de salmão da Noruega desenvolvem o projeto UNISOT, Fonte Universal da Verdade, gerenciando cadeia de suprimentos decorrente consenso de "armazenamento imutável e único no mundo.” Trabalham no mesmo sistema, definindo níveis de privacidade para os dados compartilhados consensualmente entre empresas. A UNISOT integra blockchain ao software da SAP, rastreando um peixe em particular no ciclo de vida e através da blockchain informações como histórico preciso de temperaturas e armazenamento. Criam um tipo de peixe virtual cujos detalhes são rastreados quando o salmão é direcionado por um cano e fotografado, tornando-os distintos entre si, semelhante a 'reconhecimento facial para peixes'. 
Moral da Nota: o objetivo das empresas com blockchain nas cadeias de suprimentos é aumentar confiança do consumidor na qualidade do produto e transparência da cadeia de fornecimento de fórmulas produzidas. Os consumidores estão cada vez mais conscientes da origem dos alimentos que ingerem, ao mesmo tempo com preocupação crescente se o alimento é seguro e se foi produzido de modo sustentável.