segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

CES e IoT

A Consumer Electronics Show, CES, em Las Vegas mostra para 2020 tecnologia doméstica inteligente. De tamanho diminuto, a câmera de segurança funciona como campainha de vídeo em campo de visão de 152 graus, detectando rostos, identificando visitante com sensor de movimento e visão noturna infravermelha, além microfone e alto-falante integrados. O Wi-Fi Smart Plug da Wemo é compatível com Amazon Alexa, Google Assistant e Apple HomeKit, se conecta ao próprio aplicativo da Wemo para opções de controle adicionais. Há uma fechadura inteligente e campainha de vídeo compondo o Lockly Vision, se encaixando diretamente na porta da frente e transmitindo vídeo em HD ao smartphone Android ou iOS armazenados localmente ou na nuvem, podendo ser acionado com comandos de voz, além de leitor de digitais armazenando 99 impressões.
Em 2020 deve ganhar escala a Blockchain como serviço, BaaS, um conceito baseado em nuvem que permite usuários desenvolver seus próprios produtos digitais na tecnologia blockchain a partir de aplicativos descentralizados, serviços independentes ou contratos inteligentes. Microsoft e Amazon lideram conceitos BaaS transformando os aplicativos blockchain. Embora em estágios iniciais, as stablecoins aguardam o anúncio do Facebook na Libra. Deverão servir como alternativa a investidores, comerciantes e consumidores devido ao preço estável. Mesmo assim, as stablecoins são desenvolvidas primordialmente no setor privado e em breve, governos participarão mais efetivamente. A rede federada blockchain validada por várias autoridades controlando nós na rede, significando camada extra de segurança e impedindo passagem de transações ilegais, oferece mais espaço à personalização sendo opção ao uso de aplicativos específicos.
Moral da Nota: como IoT e blockchain estão juntas em 2020, desde questões de segurança e privacidade até a adoção mais ampla, decorrente sofisticação dos ataques de segurança cibernética, haverá um aumento nos dispositivos IoT e nos incidentes de hackers na rede em 2020. Com bilhões de dispositivos conectados a Blockchain melhorará a segurança da IoT, significando que envolvidos em transações poderão ver os blocos e a operações.