sexta-feira, 25 de outubro de 2019

O Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste fornecerá US 50 mil a projeto que combina tecnologia blockchain e Big Data, em avaliação de riscos na comercialização de alimentos. O beneficiário do financiamento, a startup Bipp ou Bloco Inteligente do Processo Produtivo, utilizará o financiamento na obtenção de certificados de origem orgânica de alimentos do Brasil através do monitoramento da cadeia de suprimentos. Pretende tornar-se AgroFintech vinculando produtores e indústrias, reduzindo custos derivados do atual sistema bancário com base nas transferências via TED. Buscará criação de um “mercado que conecta produtores e indústrias de alimentos na identificação, diagnóstico e previsão de fatores de risco por meio do Big Data e Blockchain”. O Banco do Nordeste financiará ainda projetos de inovação, incluindo inteligência artificial (IA), internet das coisas, biotecnologia, FinTech, tecnologias da informação (TICs),  AgroTech, cidades inteligentes e sustentáveis, além de blockchain. Em 2018, realizou escolha de projetos a financiamento em 2019 com fundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (FUNDECI).
Em linha com escalabilidade na contabilidade distribuída, relatório da UCL CBT e Retail Blockchain Consortium, em universo de mais de 100 projetos DLT incluindo start-ups, empresas, consórcios e governos, mostra impactos na cadeia de suprimentos nas áreas de aplicação nos setores de Mercearia, Moda e Saúde. Em destaque aspectos da DLT em áreas de aplicações de rastreamento ou procedência, logística, transações financeiras, operações de varejo e economia circular. Os EUA dominam embora os projetos sejam equitativamente divididos entre América, Europa e Ásia. Projetos chineses são subnotificados pela falta de informações em inglês, comparando o número de patentes registradas por empresas chinesas ​​àquelas registradas por empresas americanas. Metade dos projetos analisados ​​utilizam blockchains privados, sendo o setor de mercearia o de maior número de projetos ativos na área de Rastreamento de Produto, seguido por Logística e Transações Financeiras. Projetos de mercearia se sobrepõem aos serviços de saúde e moda além dos níveis de financiamento e escala operacional dos projetos serem equivalentes em Rastreamento de Produtos, Logística e Transações Financeiras. A Economia Circular e Operações de Varejo são bem desenvolvidas começando a atrair atenção.
Moral da Nota: a Amazon.com em linha com o Acordo de Paris, Acordo que envolve governos e empresas privadas, ativa a responsabilidade climática do fornecedor visando redução de emissão de carbono em 2040. A tecnologia blockchain "fornece transparência necessária à soluções climáticas por resultados que podem ser rastreados, relatados e recompensados". Pode desempenhar papel crucial em ecossistema que inclui sensores remotos, internet das coisas, big data e inteligência artificial, revolucionando o modo que resultados de mitigação e adaptação climática (MRV) são medidos, notificados e verificados, fornecendo  em tempo real e a custos mais baixos segurança de impacto.