segunda-feira, 26 de agosto de 2019

DLT Transport Aliance

A Canadian Pacific Railway, CP, ferrovia transcontinental do Canadá, se une a Blockchain in Transport Alliance, BiTA, na busca por melhorias na cadeia de suprimentos impulsionando interoperabilidade entre partícipes globais. A CP Rail com a rival CN Rail buscam padronizar como a indústria de transporte funcionará no futuro via Blockchain na Aliança de Transporte (BiTA), UPS, Google, Cisco, além de foco na indústria naval pelas melhorias no rastreamento e embarque de produtos agrícolas. Destacam entre os benefícios potenciais blockchain no setor de transporte, o potencial de suavizar transações entre transportadoras requerendo participação ativa de líderes do setor. Relatório da Canadian Broadcast Corporation, coloca a questão do transporte exigindo vários sistemas de rastreamento passíveis de erros de atualização de ERP, software de gerenciamento empresarial, quando transmitidos a sistema de determinado fabricante pela possibilidade de envolvimento de pessoas aumentando risco de erros.
A Canadian Pacific é uma ferrovia transcontinental no Canadá e EUA, com conexões nos principais portos nas costas leste e oeste. Fornece aos clientes da América do Norte serviço ferroviário competitivo com acesso aos principais mercados no mundo. Oferece serviços de transporte de cargas, soluções de logística e conhecimento da cadeia de suprimentos. Já o BiTA é uma organização dirigida pela indústria de frete, transporte, logística e afiliadas. Possui quase 500 partícipes membros facilitando adoção de novas tecnologias, estabelecendo padrões na indústria, permitindo comércio contínuo e fornecendo educação em contabilidade distribuída (DLT) superando obstáculos geográficos, linguísticos e culturais.
Moral da Nota: a blockchain é um livro público on-line distribuído e criptografado, usado no universo das criptomoedas e com principal objetivo de rastrear transações seguras, sendo considerado simplificador de cadeias de fornecimento complexas. Compartilha eventos de remessa, mensagens e documentos entre atores e sistemas do ecossistema da cadeia de suprimentos. Usa criptografia garantindo visibilidade apenas às partes relevantes do ledger via transações seguras, autenticadas e verificáveis. A interoperabilidade blockchain nos transportes pode ser vista no embarque internacional de contêineres através da plataforma blockchain interoperável DELIVER desenvolvida pela Samsung SDS, banco ABN AMRO e Porto de Roterdã, permitindo que remessas sejam instantaneamente financiadas, rastreadas e conduzidas sem papel.