Marcos Paz, município da província de Buenos Aires, lança criptomoeda o Marcos Paz ou MMP, para recompensa aos cidadãos por ações como pagamento pontual de impostos, reciclagem ou assistência a espaços culturais. A criptomoeda MMP terá dois aplicativos, um para lojistas receberem pagamentos e o outro aos cidadãos e foram desenvolvidos pela startup Koibanx. O Teste-piloto com 50 lojas dá inicio ao programa, cujo objetivo segundo organizadores, é "recompensar participação de cidadãos ativos, gerar mobilidade econômica aos atores da economia social e proporcionar ferramenta de crescimento às empresas locais". Como vantagens enfatizadas estão empresas contarem com recursos imediatos, já que o tempo estimado de pagamento com cartões de débito é de 3 dias e 10 dias com cartões de crédito. O aplicativo móvel do cidadão requer o nome de registro, e-mail, documento de identidade, foto, aceitação dos termos e senha. Os comerciantes serão registrados como comércio nos escritórios municipais ou como "atividade da economia social do Escritório de Comércio" para comerciantes ou prestadores de serviços informais como artesãos, vendedores ambulantes e empresários.
Já Dublin, Ohio nos EUA, lança o Token SLP baseado em Bitcoin no protocolo Simple Ledger Protocol (SLP), utilizando para eventos e resgatado por prêmios e descontos oferecidos a voluntários que ajudam a cidade. O token será um sistema de recompensa e troca aos cidadãos de Dublin como por exemplo, receber ‘Dublin Points’ por participação em programas de voluntariado e usar os pontos em estacionamento prioritário ou troca por bens ou recompensas. Nos EUA há experiências passadas com sistemas semelhantes a barganhas como a moeda ‘hour’ de Ithaca em Nova York, mais antigo e maior dos EUA, utilizando horas como barganha a descontos e outras interações. Em Massachusetts há o bucks da Berkshire, moeda local aceita por 400 comerciantes na região montanhosa de Berkshire.
Moral da Nota: o objetivo do token digital é fornecer por exemplo, identidade digital, sistema eletrônico de votação e sinal de valor, além de facilitar tokens físicos existentes incentivando comportamento positivo através de recompensas. Belfast, partícipe do projeto da Fundação Rockfeller '100 cidades resilientes', lança sua 'belfastcoin' para recompensar bons cidadãos em atividades como voluntariado ou ações cívicas, além de servir como meio de pagamento aos moradores.