A IoTa Foundation e a Secretaria de Transportes de Austin (EUA), desenvolvem ecossistema de transporte interoperável. Buscam um plano em que cada sistema de trânsito interage com o mesmo aplicativo de pagamento e identidade digital única. A solução será através da tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) da IoTa, forma de obter um sistema de troca de valores aberto e sem atrito, padronizado e amplamente adotado. A tecnologia blockchain além do conceito de moedas digitais, pelo potencial descentralizador, inovação, desenvolvimento e gerenciamento de informações, tornou os processos mais seguros, transparentes e mais rápidos diante métodos tradicionais. A tecnologia de blocos a medida que amadurece, se associa ao conceito de Cidades Inteligentes, propondo modernização dos espaços urbanos pela incorporação de novas tecnologias, permitindo gerenciamento, reduzindo consumo de energia, emissão de poluentes, otimizando decisões sobre gestão de espaços, além de melhorar os processos de governança conhecidos.
A urbanização desordenada gera conflitos por conta de problemas entre vizinhos e pelo alto custo econômico. O beneficio de alguns pode prejudicar outros e ser caro a todos. A Matemática para melhorias urbanas gerando maior benefício e menor inconveniente, ocupa espaço no conceito de Smart cities. Modelos matemáticos desenvolvidos no Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), na Sam Houston State University e na Universidade de Chicago, identificam quais mudanças deverão ser feitas no planejamento urbano dos bairros mal projetados, pobres e desenvolvidos informalmente, buscando melhorar o acesso dos moradores aos recursos. Analisar matematicamente bairros que se desenvolveram de modo informal, não planejado, revela obstáculos entre áreas não planejadas e infra-estrutura fornecedora de recursos às necessidades básicas. O uso de imagens de satélite e dados municipais, ajudam desenvolver algoritmos matemáticos identificando diferenças entre a disposição informal das áreas urbanas e a estrutura formal dos bairros mais organizados urbanisticamente.
Moral da Nota: a inglesa Jaguar Land Rover, usará DLT da Iota para premiar motoristas através de criptomoedas por relatórios de dados. A Iota e a Evrythng, empresa de internet das coisas (IoT), possuem parceria para combinar e aplicar tecnologias de ledger distribuído e IoT fornecendo transparência às cadeias de fornecimento de bens de consumo.