A blockchain e a tecnologia ledger distribuída (DLT) mostram fragmentação na indústria da cadeia de suprimentos adotando abordagem em unidades organizacionais, que podem ser padronizadas e transparentes. O World Economic Forum ou WEF ou Fórum Econômico Mundial, aglutinou líderes globais da cadeia de suprimento e logística e governos, na busca por padronização nas aplicações blockchain da indústria via 'Redesigning Trust: Blockchain for Supply Chains' ou 'Redesenhar a confiança: blockchain para cadeias de suprimentos'. O Projeto ajudará tomadores de decisão da cadeia de suprimentos e garantirá implantação da tecnologia de modo interoperável, responsável e inclusiva. O grupo irá co-desenhar um roteiro ou kit de ferramentas em código aberto, orientando tomadores de decisão da cadeia de suprimentos relacionados à implantação de blockchain.
O alvo são os 'Stakeholders' ou público estratégico na pessoa ou grupo com interesse na empresa, negócio ou indústria, co-desenvolvendo aplicações blockchain interoperáveis na logística, alavancando um 'toolkit' ou editor avançado de fácil utilização para melhor e mais rápido trabalhar. Envolve portos como Los Angeles, Oakland, Valência e Roterdã, transportadoras e empresas da cadeia de suprimentos e logística, start-ups blockchain, importadores, exportadores, sociedade civil, Forum Econômico Mundial, Organização Internacional para Cooperação Pública e Privada, Programa Mundial de Alimentos (WFP), mais de 20 governos, além de Llamasoft, Hitachi, Mercy Corps, Korea Customs Service e Maersk. Co-projetarão um kit de ferramentas de código aberto eliminando o Hype, aqui, no sentido de exagero ou estratégia para enfatizar ideia ou produto que esteja dando o que falar, implementando assim de forma responsável, a tecnologia blockchain. O kit de ferramentas acelerará e otimizará a implantação da tecnologia em amplos e diversificados setores.
Moral a Nota: fabricantes de soluções da cadeia de suprimentos precisam diretrizes, ferramentas e estruturas claras para reduzir riscos maximizando benefícios da blockchain. A iniciativa juntará o quebra-cabeça evitando que os outros tenham que começar do zero. O WEF publicou relatório de cibersegurança blockchain, dizendo que vazamentos de dados não resultam de hackers habilidosos mas por medidas de segurança insuficientes. O Fórum Econômico Mundial divulgará 'white papers' mensais sobre as descobertas da comunidade, com diretrizes sobre privacidade, segurança, criação e uso de dados, plataformas públicas versus privadas, interoperabilidade, identidade digital e assinaturas.