quarta-feira, 29 de maio de 2019

Em tempo real

A startup escandinava Blockshipping cria plataforma blockchain para acompanhar contêineres, fornecendo registro em tempo real dos 27 milhões de contêineres no mundo. Através da solução chamada Global Shared Container Platform (GSCP) tem o necessário para lidar com ineficiências no mercado, trazendo economia as empresas na cadeia de suprimentos e reduzindo preço do setor. A Blockshipping diz que sua plataforma GSCP foi financiada pela Fundação Marítima Dinamarquesa e agentes privados, estando em andamento ICO para “acelerar mais o desenvolvimento e adoção” do ecossistema.
Análise da Opsiana, consultoria escandinava, avalia que a plataforma visualizará emissões globais de CO2 caírem 4,6 milhões de toneladas/ano e emissões de óxido de nitrogênio reduzidas em 4.900 toneladas. Um em cada cinco contêineres no mundo ou 5 milhões de unidades não é contabilizado, tornando difícil coletar informações sobre os vazios ou carregados. A correção desta distorção acarretará vantagens ambientais significativas. A meta da empresa é em 3 anos cobrir 60% mercado equivalente a 16 milhões de contêineres e através do token de utilidade pretende tornar sua moeda padrão para transações entre empresas que operam no setor, reduzindo em 20% o volume dos contêineres e através de sensores de rastreamento em tempo real obter dados precisos de localização. 
Moral da Nota: estima-se a economia de 5,7 bilhões de dólares pelo 'manejo mais inteligente' de contêineres de déficit e excedente combinados. A parceria da Blockshipping com a MakerDAO originou o Dai Stablecoin, concentrando no token interno de compensação e liquidação na plataforma GSCP chamado CPT (Container Platform Token), atrelado ao dólar americano, que necessita estabilidade em tempo integral. A moeda cripto do contêiner (CCC) será emitida na Ethereum Blockchain para sua oferta inicial de moedas. A entrada em operação está prevista para o primeiro trimestre de 2019.