A Europa News informou que a Tradelens, plataforma de remessa digital blockchain desenvolvida pela IBM e Maersk, firmou acordo com a autoridade portuária da Baía de Algeciras (APBA) na Espanha. Algeciras, um dos 10 portos mais movimentados da Europa, hospeda mais de 70 milhões de toneladas de tráfego de carga/ano. Permitirá à APBA troca de informações e documentação segura e eficiente na cadeia de suprimentos. Gerará valor a transportadores, agentes de carga, operadores de logística e empresas de transportes.
A Tradelens é plataforma colaborativa criada pela Maersk, maior operadora de contêineres, e a IBM. A startup é Focada na tecnologia criptoativa tornando a cadeia de suprimentos do comércio global mais eficiente e segura. A APBA, instituição responsável pela gestão dos portos da Baía de Algeciras e Tarifa no sul da Península Ibérica, gerencia o maior tráfego portuário espanhol e o maior porto do Mediterrâneo. A incorporação à Traledens melhora transparência e visibilidade na cadeia de suprimentos. A IBM informou que mais de 90 empresas e 20 operadores portuários, além de autoridades portuárias na Holanda, Arábia Saudita, Cingapura, Austrália e Peru aderiram ao projeto Tradelens. A Tradelens registrou 230 milhões de envios, processou mais de 20 milhões de contêineres integra mais de 100 organizações e 20 operadores portuários. A cadeia de bloco Tradelens, segundo a IBM, registrou 154 milhões de eventos apesar do conhecimento de dificuldades em conseguir mais operadores no setor de transportes. Operadoras como a CMA CGM e a Hapag-Lloyd recusaram participar da Tradelens argumentando inconveniência, segundo as empresas, de IBM e Maersk manterem direitos de propriedade intelectual das informações disponíveis no blockchain privado.
Moral da Nota: em outubro de 2018 o Porto de Roterdã na Holanda fez parceria com o ABN AMRO e a subsidiária de TI da Samsung para testes de envio em blockchain. Em junho de 2018 a subsidiária da Abu Dhabi Ports tornou-se primeira entidade no país a implantar solução blockchain. A Maqta Gateway LLC desenvolveu e lançou a Silsal tecnologia blockchain que melhora eficiência no transporte e logística. A Associated British Ports portuária líder no Reino Unido, em setembro de 2018 contratou o facilitador de logística digital Marine Transport International para blockchain de logística portuária. Por fim, o Porto de Veracruz no México desenvolve projeto para implementar seu próprio blockchain nacional.