terça-feira, 30 de abril de 2019

Energia e segurança

O governo dos EUA reforçará com tecnologia blockchain a segurança das usinas de energia. A parceria entre o Laboratório Nacional de Tecnologia de Energia ou NETL do Departamento de Energia dos EUA ou DOE e a empresa de segurança Taekion do Colorado, reduzirá capacidade do cibercrime em prejudicar a cadeia de fornecimento de energia. Um método de ataque cibernético é o comprometimento de um sistema de modo parecer operacional, quando na realidade foi desativado por hackers provocando blecaute. 
O programa do Escritório de Sensores e Controles de Energia Fóssil do Departamento de Energia dos EUA, financiado através SBIR ou Small Business Innovation Research deste departamento, sinaliza projeto de segurança cibernética à rede elétrica usando tecnologia criptativa, tocado pelo Laboratório Nacional de Tecnologia de Energia que alocou US 1 milhão para pesquisa. Visa proteção contra ataques cibernéticos em usinas de energia pelo registro de informações de sensores, atuadores e dispositivos no Hashgraph blockchain de Hedera. Armazenar informações relativas à usinas de eletricidade promoveria confiabilidade da rede ajudando a criar infra-estrutura descentralizada de energia, chave na prevenção de crimes cibernéticos que comprometem o sistema deixando milhões sem energia elétrica. A startup Taekion, dedicada a 'cibersegurança descentralizada', realiza o projeto utilizando inteligência artificial e tecnologia de contabilidade distribuída ou DLT. Pelo protocolo de segurança 'end-to-end' ou E2E, elimina vetores de ameaça à dispositivos conectados que desaparecem das redes públicas e realizam entre si transações seguras.
Moral da Nota: a realidade indica que questões de segurança em energia elétrica e Blockchain, tornar-se-ão cada vez mais próximos por desenvolvimento, agregando valores, lição esta ensinada pela Venezuela. A inserção no mercado de energia elétrica do mercado residencial de energia solar através das micro-redes, utilizando energia solar e vendendo o excesso à rede principal, em larga escala, a tecnologia da contabilidade distribuida ou DLT será o  investimento mais viável e barato à atual realidade, certamente em parceira com a segurança.