terça-feira, 26 de março de 2019

Atrelada ao ouro

Moedas digitais com preço estável seriam a solução na adoção de aplicativos financeiros baseados em blockchain. Pesquisa do Dr. Garrick Hileman, historiador econômico da Universidade de Cambridge e da London School of Economics, mostra que em 18 meses o número de stablecoins chegou a quase 60. Explica que somos mais conscientes que a volatilidade das criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, 'se tornará problema' para usos mais populares como pagamentos, empréstimos e seguros'. Moedas digitais estáveis formariam uma 'camada de infra-estrutura' aumentando no mundo a base de usuários de criptomoedas. De acordo com o relatório Hileman quase 60% dos mais de 300 milhões de euros que investidores de risco aplicaram em projetos establecoin, foram atribuídos a estratégias que independem de bancos prometendo mais descentralização e acessibilidade. Alguns usam criptomoedas em vez de dinheiro corrente como garantia, contando com contratos inteligentes no gerenciar a volatilidade do título. 
Já relatório patrocinado pela Reserve, Arrington XRP, Capital e Blocktower, publicado por startup baseada na Reserve, informa que stablecoins terão importante papel na adoção universal das tecnologias cripto. O relatório 'The State of Stablecoins 2019: Hype vs.Reality in the Race for Stable, Global, Digital Money'(Estado das Stablecoins 2019: Empolgação vs Realidade na corrida por dinheiro digital golbal e estável), contém informações colhidas em 40 empresas cripto e stablecoins. Avalia que 'o desenvolvimento de stablecoins e criptomoedas com preço estável, criptomoedas apoiadas por ativos, etc, terão papel fundamental no modo como a nova economia conseguirá adoção global.' Países como Venezuela e Angola, hiperinflacionários, acabarão por adotar stablecoins enquanto outros os seguirão. Stablecoins tornar-se-ão mercado multitrilionário em que empresas como Facebook facilitarão sua adoção no WhatsApp por exemplo. O dólar americano será 'o ativo líquido mais tokenizado no espaço das criptomoedas nos próximos 12 ou 24 meses' e avisa que stablecoin atrelada ao dólar e massivamente adotada, aumentará o suprimento de moeda fiat trazendo inflação e instabilidade. Daí, moedas com preço estável estarão mais atreladas a ativos variados em vez de moedas nacionais. 
Moral da Nota: o relatório conclui descrevendo o modelo ideal de stablecoins: “a stablecoin ideal deve poder suportar instabilidades do mercado, ser acessível mantendo uma faixa de valor, ter parâmetros estáveis e compreensíveis, facilmente notada por negociantes e outros participantes do mercado.” Lembrando que os gêmeos Winklevoss acreditam que stablecoins e títulos tokenizados são o futuro da inovação cripto e que Luzius Meisser do Conselho da Bitcoin Association corrobora que “stablecoins são a pré-condição para empresas médias trazerem sua equidade para dentro da blockchain.” Por fim,  o JPMorgan Chase anunciou desenvolvimento de stablecoin atrelada ao dólar, JPM Coin, aumentando a eficiência de transações internacionais.