Principais bancos, players da indústria e firmas comerciais, entre eles o Crédit Agricole, ABN AMRO, BNP Paribas, Gunvor, ING, Koch Supply & Trading, Shell, Macquarie, Mercuria, Banco MUFG, Natixis, Rabobank, SGS e Societe Generale, lançam joint aventure através de plataforma de commodities em blockchain, que digitalizará os processos de financiamento de commodities e comércio. Sediado na Suíça e sob o nome de komgo SA, será usada no setor de energia especificamente para negócios envolvendo cargas brutas no Mar do Norte. Desenvolvida em parceria com a ConsenSys, grupo de soluções e infraestrutura de blockchain focado na Ethereum, com objetivo de expandir para a agricultura e metais.
Supervisionará a Vackt, plataforma de negociação de petróleo movida a blockchain que compartilha muitos de seus acionistas, incluindo a Shell, o ABN Amro, ING e Societe Generale, além das casas comerciais Gunvor, Koch Supply & Trading e Mercuria. Permitirá que os participantes passem do atual modelo baseado em papel a contratos inteligentes, reduzindo tempo nas operações tornando o comércio mais eficiente. Analisará as barcaças ARA, os mercados aquáticos, além dos oleodutos, produtos petroquímicos e gás norte-americano. Quando totalmente operacional, deve cortar até 40 por cento dos custos na resolução pós-negociação.
Moral da Nota: Subsidiária chinesa de petróleo completou carregamento de gasolina da China para Cingapura por meio da tecnologia blockchain de ponta a ponta, em “todos os principais participantes do processo de negociação de commodities”. Para concluir, pesquisa realizada pela S&P Global Platts constata que a grande maioria dos empresários do setor de energia, espera que os pedidos de blockchain obtenham adoção em massa do mercado de varejo até 2025.