segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

E-construção

A maioria dos dados na construção civil é armazenada em papel ou dispersa em bancos de dados desconectados e planilhas vulneráveis ​​a imprecisões de informações, custos operacionais exorbitantes e, em alguns casos, erros com intenção de fraude. A Blockchain oferece potencial de rastreabilidade e verificação de material no setor da cadeia de fornecimento, armazenando e compartilhando informações através de uma rede de usuários em espaço virtual aberto. Permite usuários analisar as transações simultaneamente e em tempo real. Um empreiteiro por exemplo, conheceria quem e quando seu material era manuseado, detalhes de qualidade e especificação do fornecedor, além do fato de transações não serem armazenadas em local único, tornando quase impossível falsificações ou alterações. A digitalização por código de barras QR (Quick Response) simples com um smartphone ou tablet, disponibiliza dados como número de série do material, fotos, especificações ou desenhos, histórico da cadeia de suprimentos, documentação completa de qualidade e locais onde o material foi armazenado.
O SiteSense® usa a tecnologia blockchain combinada com IoT, web e software móvel melhorando a visibilidade do projeto de construção, oferecendo solução acessível para pequenas e médias empresas e grandes organizações. No entanto, existem limitações, como informações disponíveis e acessíveis ou contratos entre organizações seriam protegidos por algum nível de confidencialidade, necessitando buy-in das partes interessadas em um projeto. 
Moral da Nota: o Blockchain opera de modo independente fornecendo rastreabilidade na origem das operações, identificando ​​os responsáveis individuais. Facilita compartilhamento de dados entre as partes interessadas em um projeto de construção, buscando corrigir decisões incorretas.