Segundo a Bloomberg News Energy Finance, mais de U$ 100 bilhões serão investidos em energia renovável nos próximos quinze anos, enquanto os EUA investiram em 2016 US 58,6 bilhões a China investiu cinco vezes mais ou US 287,5 bilhões. A eMotorWerks usa nos EUA sua rede de 6 mil carregadores EV formando uma bateria virtual distribuída armazenando diretamente à rede. Fora dos EUA se intensifica o compromisso com energia renovável, como a Tesla que trabalha com a PG & E em baterias de 1,1 GWh na Austrália, economizando cerca de US 28,9 milhões em custos de estabilização da rede elétrica. A Siemens fornece na China transformadores de corrente contínua de alta tensão em extensão de 3.284 km e transmissão de 12 GW. A Índia aumentou em 28% sua meta de energia renovável de 2022 ou de 175MV para 227GW três vezes os atuais 70GW.
Segundo dados do Sierra Club mais de 80 cidades, 5 municípios e 2 estados americanos se comprometeram com 100% de energia renovável sendo que 6 dessas cidades já atingiram a meta. Por meio da iniciativa RE100 mais de 150 das empresas com forte influência no mundo entre elas GM e Walmart, tem compromisso com 100% de eletricidade renovável. Trabalham na criação de mais de 184 toneladas de renovável/ano, mais que suficiente para abastecer o estado de Nova York. Através de novas fontes de financiamento para implantação mais rápida, mais de US 94 bilhões em investimentos buscam as metas de 100%. Uma das maiores concessionárias de energia dos EUA a Xcel Energy, comprometeu com zero carbono até 2050 na “visão de energia limpa”. Enquanto mais de 40 concessionárias, incluindo cinco entre as dez maiores do mercado, a européia Orsted, a americana NRG Energy e a chinesa CLP tem compromisso com as metas científicas do clima.
Moral da Nota: a tendência do carvão mostra necessidade de empresas americanas e governo se envolverem na transição justa aos trabalhadores em risco de desemprego. Desde que o atual governo americano assumiu em janeiro de 2017, usinas de carvão fecham em ritmo acelerado. A transição à renováveis é impulsionada por avanços tecnológicos abrindo mercados e oportunidades. Tecnologia reduz custos de produção da energia solar e eólica, melhorando armazenamento que multiplicará 6 vezes até 2030, transferência, gerenciamento e distribuição.