segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Descentralização

Richard Lohwasser PhD em economia de energia e CEO da Lition, busca explicar porque o setor de energia atende as condições de descentralização. Fala da necessidade em contornar estrangulamentos corporativos na informação e democratizar a internet através da revolução blockchain, inspirando uma onda em torno do avanço tecnológico dos gigantes da tecnologia do Vale do Silício. A criptografia condena sistemas de dados centralizados e anuncia internet sem deuses ou mestres, enquanto startups Blockchain redefinem de baixo para cima indústrias estabelecidas. Explica que a descentralização só vale quando há uma rede de participantes para descentralizar. Um provedor de serviços ou uma base de usuários passiva podem tornar o sistema ineficiente, ao passo que redes intermediárias que não agregam valor ou segurança são adequadas à descentralização incentivando a participação do usuário. 
Nos esclarece que históricamente a energia é fornecida por corporações, com capital construindo infraestrutura geradora. Usinas a carvão e gás eram a única energia disponível, sendo neste ambiente a descentralização desnecessária e ilógica. No entanto, os tempos mudaram e o moderno mercado de energia está preparado para descentralização. Daí, a Rede Descentralizada para um Ecossistema Descentralizado. A produção de energia se diversificou, vizinhos instalam painéis solares nas casas, usinas de biocombustível locais e próximas, parques eólicos se afastando da costa; a energia está mais verde e renovável vislumbrando o futuro.
Moral da Nota; conclui dizendo que grandes empresas de serviços públicos atreladas a energia suja, mantêm monopólios retendo todo o ecossistema. A barreira entre produtores e consumidores aumenta custos sufocando o crescimento das renováveis. Descentralizar permitiria a produtores e consumidores contornar intermediários, comprando e vendendo diretamente, mitigando problemas atuais. O comércio peer-to-peer aumentaria lucros dos produtores em 30% e economizaria 20% dos consumidores em contas de energia. A descentralização é imperativa à economia e ao ambiente.