sábado, 17 de novembro de 2018

Paisagem e urbanismo

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Forum Econômico Mundial desenvolveram um índice chamado de Green View Index, usando dados do Google Street View para quantificar o número de árvores nas grandes cidades. Permite avaliar e comparar a cobertura verde em ambientes urbanos, cujo objetivo é oferecer ao cidadão ferramenta e dados obtidos a partir das análises realizadas. Denominado Treepedia o projeto coleta dados de 27 grandes cidades, embora expandam progressivamente suas análises graças aos mapas que recolhe, localizando áreas mais verdes e comparando com outras cidades. Qualquer um poderá no futuro adicionar informações sobre árvores em um mapa de código aberto e interagir com as autoridades, solicitando que mais árvores sejam plantadas em áreas específicas. Outra peculiaridade da Treepedia é o fato de levar em conta apenas árvores plantadas nas ruas, não nos parques urbanos, que aparece em branco em seus mapas. 
Foi demonstrado que as árvores podem ajudar a baixar a temperatura entre 2º e 8⁰ C, além do efeito calmante tornando mais agradável a vida urbana. Promovem a biodiversidade atraindo pássaros e insetos, absorvendo CO2 com efeito despoluidor e ilimitados benefícios ao ecosistema. As árvores das grandes metrópolis dão um papel de liderança nos planos de planejamento urbano. Cingapura ocupa o primeiro lugar com 29,3% de sua área coberta por vegetação, para uma população de 7.000 habitantes por metro quadrado e no extremo oposto, Paris, com 8,8%. Londres é uma cidade verde cheia de grandes parques urbanos, cujas ruas não têm muitas árvores ocupando o 23º lugar das 27 analisadas. Até 2050 Seatle tem proposta em transformar-se na cidade neutra em carbono cujo índice de floresta é 20%. Tampa em primeiro lugar na lista americana com cobertura verde quantificada com o Green View Index de 36,1% e densidade populacional de 1.283 habitantes/km². Frankfurt é uma das mais sustentáveis ​​e habitáveis ​​do mundo com cobertura arbórea 21,5%, além de promoção da mobilidade sustentável e uso de bicicletas, já reduzindo suas emissões em mais de 15%. Trata-se de um dos maiores centros financeiros e econômicos da Alemanha, provando que a sustentabilidade não está em desacordo com a prosperidade. 
Moral da nota: pesquisadores consideram os parques urbanos um componente essencial para a habitabilidade urbana. O projeto Treepedia tem como objetivo tornar visíveis as árvores plantadas nas ruas, muitas vezes desapercebidas, sendo componente fundamental à paisagem urbana.