O advogado americano Victor Yarros defende que a Instituição é um mecanismo estável amplamente aceita visando metas dentro da sociedade. Esta ideia vale para família, mercado livre, leis comuns, religião e estado. Já o dicionário Randon House conceitua Instituição como “padrão bem estabelecido e estruturado de comportamento ou relacionamentos, aceitos como parte fundamental de uma cultura, como o casamento por exemplo.”
Voltando a Yarros, avisa que sociedade perfeita ou distópica é incorporada pelas Instituições criadas pelos Indivíduos e através das quais funciona. A ideia de finanças se insere no conceito e em consequência defende ser a criptomoeda uma Instituição afetando profundamente outras Instituições da sociedade muito além das financeiras. Conclui dizendo que não defende um estado social perfeito mas um sistema político perfeito, livre dos desenganos crimes ou loucuras mas onde a justiça é observada. Trabalha não por um estado social perfeito, mas por um sistema político perfeito.
Moral da nota: 'O antagonismo entre as classes será removido. Não vejo entre as pessoas um nível indiferente e artificial. Haverá variedade entre eles, como há entre as folhas de uma árvore. Certamente não haverá não-ter sem desemprego ou disparidade entre classes e massas como vemos hoje. Não tenho menor dúvida que se a não-violência em sua medida plena tornar-se política do Estado, alcançaremos igualdade essencial sem luta'. (Mahatma Gandhi)