quinta-feira, 12 de julho de 2018

Exclusão etária

O Sindicato dos Trabalhadores da Comunicação dos EEUU ampliou no Tribunal Federal de São Francisco, uma ação coletiva contra os principais empregadores nacionais, numa lista que inclui T-Mobile, Amazon, Enterprise Rent-a-Car, Capital One e etc. A acusação é que deliberadamente segmentam seus anúncios no Facebook, visando a exclusão dos trabalhadores mais velhos. 
O Age Discrimination in Employment Act de 1967, proíbe a discriminação contra pessoas com mais de 40 anos. Mesmo assim a IBM demitiu nos últimos 5 anos 20 mil trabalhadores mais velhos, sendo que as 150 maiores empresas do Vale do Silício enfrentaram na última década mais acusações de preconceito de idade do que racial ou de gênero. Pesquisa da Associação Americana de Aposentados (AARP), mostrou que dois terços dos trabalhadores entre 45/74 anos, afirmaram ter visto ou experimentaram discriminação por idade. 
Moral da Nota: a transição da era industrial para a tecnológica criou os nativos digitais, que entendem bem de tecnologia e cresceram com a Apple. Paradoxalmente os atuais idosos estão em boa saúde, são vibrantes e permanecem no local de trabalho mais tempo sentindo-se cada vez menos relevantes. Sabem que os empregadores vêem sua experiência e seus anos cronometrados como fator passivo em vez de ativo, emergindo o temor de se tornarem cada vez mais invisíveis, quem sabe, descartados. O momento indica que na indústria principalmente tecnológica, pode sentir-se velho aos 35 anos mesmo trabalhando em tempo integral até 75 anos.