Mundialmente conhecido o subproduto da mineração composto por lama e água de alta toxidade, origina o termo águas ácidas. Um sistema na Espanha para tratamento chamado de projeto Life-ETAD, tem se mostrado promissor na Mina de Concepcion em Rio Tinto.
A Agência de Águas e Ambiente da Junta de Andaluzía associada a Universidade de Huelva pesquisando no Rio Odiel o subproduto da mineração, diga-se de passagem com 2 mil anos de existência, desenvolve projeto em fase de validação e posterior exportação. O pulo do gato é o tratamento passivo de descargas ácidas através de materiais filtrantes dispersos em madeira, mantendo a permealidade por longo tempo. Segundo pesquisadores o grau de purificação da água permite sua reutilização na agricultura e reavaliação dos resíduos obtidos. Informam que no caso espanhol, os resíduos possuem alta concentração de terras raras e metais podendo ser transformados em produto de primeira classe.
Moral da nota: o foco no caso espanhol são mais de cem operações de mineração urgindo regeneração. Talvez fosse interessante aos latino-americanos e africanos, prioridade extrativista do mundo contemporâneo.