terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Loja virtual e IA

A Internet das coisas, Big Data, Aprendizagem de Máquina e Inteligência Artificial estão acelerando as mudanças no e-commerce, influenciando de forma contundente o resultado final e acelerando o crescimento. A IA utilizada no e-commerce, usa a capacidade de perceber o ambiente tomando decisões sobre variáveis de acordo com as preferências humanas.
Por conta do rápido crescimento, nos apresentam alguns fatores determinantes: O Business Insider avisa que em 2020, 85% das interações no e-commerce serão feitas via chatboots, ou, robots que simulam conversas com potenciais clientes, orientando-os durante o processo de consulta ou compras. Detalhe é que no outro lado da corda, o Google está colocando na nuvem a opção de chatboots para nos representar nas redes sociais.  
Além do que, o inventário intra lojas virtuais e contatos com fornecedores fora da empresa serão por conta dos chatboots. Acrescente-se ao tempero acima, análise preditiva detectando padrões de consumo com estratégias de vendas e reposição de estoque conforme exigência do consumidor.
Moral da coisa: a loja virtual oferece por conta da IA soluções personalizadas decorrente pesquisa de registros, compras e demais interações virtuais. Diziam os mais antigos que o comportamento humano tende a uniformidade, o comportamento manada dos economistas; aí que a IA se arruma.