sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Novamente a China

O Ministério do meio Ambiente chinês avisa que na busca por melhoria das condições ambientais locais, o país fechará plantas de reciclagem poluentes. A proibição atinge 24 tipos de resíduos em 4 categorias: plásticos, papel, escória de certos minerais e resíduos têxteis.
Quer dizer: isto deve impactar forte o mercado mundial de reciclagem, pois nações desenvolvidas se livram do seu lixo via negócio da China. Lá grandes áreas de processamento estão nas regiões costeiras, porta de entrada das importações. A compra de lixo teve início na década de 1980 com finalidade de reutilizar matérias primas e assim combater a escassez. Com o tempo tornou-se o destino preferido dos países, com o detalhe que não suspenderá a importação mas filtrará sua compra, com impacto significativo na categoria desperdícios e sucata de plástico.
Dependem da China na área: a Espanha com 207.835 toneladas de plásticos ou 65% das exportações totais. México com 429.539 toneladas ou 47,4% além de Japão e Coreia do Sul que enviam 80% de seu lixo para lá. Segundo o Comtrade da ONU, a China importou 7,35 milhões de toneladas de plástico ou 55,3% do total mundial.
Em tempo: Zequinha, pega um táxi no Galeão monta uma equipe forte, coloca a mão numa grana firme em diária e vai lá dar olhada como é o lance. Depois, quem sabe um ano eleitoral, arma um esquema destes por aqui para uso nosso.