quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Trinta e cinco

Baseado em representação visual gráfica de informação ou infográfico de NCTA, a ComScore avisa que nos Estados Unidos relativo a 2016, o tráfico da internet está concentrado em 35 páginas da web. Quer dizer, os 35 gigantes acabaram nos últimos sete anos  concentrando a metade da internet. Em 2007 50% do tráfico era ocupado por milhares de páginas, em 2009 essa percentagem se concentrou em 150 páginas e de lá pra cá, 35. São eles a saber: Google (245 milhões de usuários), Facebook (207 milhões) Yahoo (205 milhões), Microsoft (196 milhões) Amazon (183 milhões).
Detalhe: como podemos observar, o Yahoo ocupa  destacada terceira posição mesmo com os contratempos de segurança de dados ou vazamentos de senha etc e tal, ocasionando forte perda de valor de mercado. Fato ao que parece, não impediu a posição alcançada mas certamente influenciou na queda do preço de venda do negócio.
Moral dessa história: mesmo sendo nos EEUU, isto é uma boa amostragem do que ocorre em escala mundial. Podemos dizer com segurança, que parte de nossas vidas se restringe a 35 páginas de internet, incluindo nossa vida financeira, nossos desamores ou mesmo nossas ansiedades. Muito, por muito pouco.