domingo, 24 de dezembro de 2017

Nota relevante

Em 1982 o cientista Stanley B. Prusiner conceituou Príon como agente infeccioso composto por proteínas aberrantes sem ácidos nucleicos (DNA ou RNA), diferente dos demais agentes infecciosos como os vírus, bactérias, fungos e parasitas. A importância dos Príons está nas encefalopatias, sendo a mais conhecida e datada desta época, a chamada doença da vaca louca. A questão  decorre em  alimentar gado com restos animais processados e sua carne doente ou infectada ingerida por humanos. As proteínas aberrantes de carácter infeccioso são também encontradas em fungos, sem relato de patologias a eles relacionados.
A moral dessa história é que, até aqui, se pensava que os Príons só poderiam ser identificados no tecido nervoso. Descobertas indicam que podem aparecer na pele de pessoas com encefalopatia originada por Príons.
OBS: a encefalopatia de Creutzfeld-Jacob decorrente infecção priônica, pode ser transmitida através de transplantes de córnea ou instrumentos que entraram em contato com o tecido nervoso contaminado, apesar de pouco falada continua presente.