sábado, 23 de dezembro de 2017

Comportamento irracional

Vernon Smith ao lado do psicólogo Daniel Kahneamn desenvolveram a teoria das perspectivas por modelos de decisão de risco de forma irracional, incluindo desde a compra de bilhete de loteria a contratação de seguro de vida. 
O negócio é o seguinte: haveria um sistema dual de pensamento composto por uma parte racional (sistema 2) e regras de decisão imediatas simplificadas instintivas e inconscientes (sistema 1). O objetivo é entender e prever situações de ação irracional das pessoas. 
O Nobel de economia Richard Thaler estudou a economia comportamental ou da ação pela irracionalidade. Nesta ideia, Thaler desenvolveu o conceito de Nudge (empurrar), ou, uma intervenção externa dirigida ao sistema 1 ou irracional visando mudança de comportamento. A teoria de Nudge de Thaler tem aplicação prática na cibersegurança, empurrando pessoas a navegar com mais segurança e um sistema chamado smart de capitalização visando a aposentadoria.
Moral da coisa: o comportamento irracional aqui observado por questões econômicas, se insere perfeitamente em atitudes individuais e de massa, muito bem explicada por conta da intervenção externa.