segunda-feira, 8 de maio de 2017

Transparência financeira

Ainda não é consenso no mercado mundial, principalmente entre os mais ricos, que o custo do dinheiro em suas mais variadas formas é o grande fator que trava o desenvolvimento da economia mundial. O caso do euro  que penaliza os mais fracos pelo seu custo, acaba por deixar poucos em posição de vantagem.
A questão maior é que não se restringe ao euro, mas ao dólar ou qualquer moeda que esteja no topo da pirâmide financeira. No passado recente, economistas neoliberais propuseram uma cesta de moedas visando mais transparência à economia; parecia que não era o tempo certo.
A Inglaterra até aqui, funcionou na UE com duas moedas e o mesmo ocorre com alguns outros agregados; nós mesmos funcionamos com o real e o dólar. Entre os mais pobres, grandes despesas com a questão do clima (despoluição do Tietê ou da baia de Guanabara, por exemplo), por conta do custo do dinheiro, sempre ficam por fazer. Urge construir acordo para afrontar grandes projetos ambientais uma moeda virtual verde, não especulativa, atrelada ao ouro, alavancando projetos. A hora é essa.