quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Moda e NFT

Moda e NFT estão cada vez mais unidos, é o que diz estudo que examina marcas “tradicionais” e lançaram coleções NFT negociáveis ​​desde 2020, de modo independente ou com parceiro, sediadas nos EUA ou Europa com presença internacional,  classificadas conforme o Global Industry Classification Standard, GICS, da MSCI, para identificar a indústria com o maior número de marcas lançando coleções NFT. Das 52 marcas da lista,  36% são da indústria de vestuário e bens de luxo sendo que a Adidas lidera o setor com sua coleção NFT 'Adidas Originals into the Metaverse', em volume total de transações de 47 mil ETH desde seu lançamento em dezembro de 2021, enquanto a Nike, Dolce & Gabbana e Gucci seguem a Adidas com maiores volumes de transações e a Nitro Token, Nitropass da Puma e a coleção NFTiff da Tiffany & Co são lançamentos de marcas da indústria de roupas e bens de luxo de 2022. A indústria de mídia vem em 2º lugar, com 10 marcas, 19%,  na categoria e, a coleção TIMEPieces NFT da Time USA, com maior volume de negociação de 10.648 ETH entre marcas do setor com empresas de mídia ​​com sua própria marca NFT como Fortune, Reddit, Rolling Stone e Fox Corp, enquanto bebidas, alimentos, commodities, entretenimento, automóveis e produtos pessoais são indústrias com apenas 4 ou 5 marcas com sua própria coleção de NFT, completando a lista estão  produtos de lazer,  domésticos, bens domésticos duráveis,  companhias aéreas, indústrias de marca única e, das 24 indústrias GICS,  11 fizeram  lançamento de NFTs, incluindo as indústrias acima e indústrias que não exploraram a construção ou se envolveram em NFTs como saúde, serviços públicos e imobiliário.

Casos de uso NFT vão além da arte e itens colecionáveis sendo que NFTs ou tokens não fungíveis tornaram atração na indústria de criptomoedas e blockchain, sendo tokens digitais de ativos virtuais e reais aplicados a qualquer item, depois de enfrentar a evolução da tecnologia como instrumento financeiro, continuaram oferecer meios de criação de ativos digitalizados, monetizar propriedade intelectual e verificar autenticidade dos ativos físicos na internet, enquanto isso, analistas e especialistas em criptografia pesquisam mais sobre casos de uso NFT para aprender sobre seu potencial real. Na Arte, têm relacionamento com a arte digital,  mesmo que seja falsa no cenário do mundo real, os NFTs podem identificá-los,  tende obter mais valor se a propriedade e autenticidade forem verificadas digitalmente tornando-se necessário verificar a propriedade do que o valor inerente do ativo. Nos Jogos, quase 2 milhões de pessoas se dedicam a atividades de jogos online diariamente,  razão pela qual o NFT não tem testemunhado aceitação mais ampla nesta indústria pois o ciclo de vida de desenvolvimento dos jogos é mais longo que artes digitais e colecionáveis e, à medida que mais pessoas escolhem jogos blockchain, a indústria recorre as instalações NFT. Nas NFTs financeiros, em Defi, fornecem habilidades financeiras através de plataformas e modelos NFT em que usuários acessam pools de tokens criando mercados secundários com base no grau de acesso que podem fornecer. Na Moda e wearables marcas de luxo chegam ao espaço NFT, sendo que a fusão de alta moda e blockchain cria revolução na indústria da moda, incluindo ativos físicos como roupas de varejo e outros acessórios com NFTs, sendo que a fusão de tecnologia como NFT e realidade aumentada com alta costura física revelou nova linha de vestuário digital que ultrapassará os entusiastas da indústria. Os NFTs são comercialmente viáveis como NFTs musicais em arquivo de imagem ou vídeo, anexando peças de áudio a NFTs e criando peça musical colecionável, na Logística a tecnologia Blockchain pode ser útil devido imutabilidade e transparência garantindo dados da cadeia de abastecimento permaneçam autênticos e confiáveis e, no caso de produtos essenciais e bens perecíveis, é imperativo conhecer detalhes relacionados com os bens e quanto tempo permanecerão utilizáveis, sendo que o benefício adicional é a natureza do NFT de representar itens únicos. Na Propriedade de nomes de domínio em sistemas de domínio blockchain cujos proprietários podem controlar seus domínios usando chaves privadas, sendo que os  NFTs de domínio Blockchain permitem negociação fácil bem como nomes de domínio personalizáveis, nos Imóveis os NFTs têm plataformas para venda de imóveis digitais nos mundos virtual e real com aplicativos imobiliários digitais ganhando força em diferentes tipos de jogos, na Identificação e documentação os NFTs podem ser úteis quando se trata de gerenciamento de identidade pessoal contendo informações exclusivas armazenadas nos tokens usados para documentar diplomas, certificados, registros médicos e qualificações e a certificação pode ser emitida na blockchain como NFT, que pode ser rastreada até o proprietário. Por fim, os ativos do mundo real como os NFTs podem ser vinculados e usados para comprovar propriedade na  negociação imobiliária com escrituras de propriedade física, escrituras que podem ser transformadas em ativos digitais tokenizados e mover ativos físicos, como casas ou terrenos, à rede blockchain.

Moral da Nota: os tokens não fungíveis, NFTs,  têm 2 casos de uso principais, ou, compra e venda de produtos digitais, arte digital, itens de moda virtuais, e construção de comunidades digitais, associações exclusivas, acesso a eventos, que podem ser adotados por marcas e empresas como marcas de moda que vendem roupas digitais, empresas que oferecem associações a clubes baseados em NFT e músicos que realizam shows exclusivos para seus fãs. O Deutsche Post, o serviço postal alemão, lança seu primeiro selo colecionável de edição limitada, um selo autoadesivo clássico com uma imagem digital, um NFT representando a propriedade do selo, tratando-se do primeiro selo apresentando uma imagem pixelada do Portão de Brandemburgo gerada por IA e os próximos selos da coleção apresentarão outros marcos icônicos da Alemanha. Os NFTs podem ser usados ​​em programas de fidelidade oferecendo experiência gratificante e envolvente, ao mesmo tempo que proporcionam maneira de se conectar com clientes e construir fidelidade à marca, um  exemplo desse caso de uso é o programa de fidelidade NFT da Lufthansa na rede Polygon em parceria  com o Lufthansa Innovation Hub e o Miles & More, em que a Lufthansa desenvolveu aplicação móvel Uptrip que permite passageiros transformar suas experiências de viagem em NFTs que podem ser trocados por recompensas como bônus de milhas e vouchers de business lounge. Os NFTs alcançam a moda, por exemplo, a empresa alemã de vestuário Adidas refina sua estratégia Web3, utilizando ativamente NFTs para encontrar formas de interagir com a comunidade de atletas, amantes de sapatilhas e entusiastas de desporto e recentemente lançou tênis NFT de edição limitada inspirados em seus designs icônicos de calçados que podem ser exibidos em ambientes virtuais, permitindo usuários expressarem  amor pela marca no metaverso, lançando ainda um programa digital de residência artística na Web3 para mostrar e apoiar criadores iniciantes no espaço NFT cujo objetivo é apoiar e nutrir talentos criativos no mundo digital, proporcionando oportunidade de mostrar trabalho e colaborar com a gigante do vestuário desportivo. A Hugo Boss entrou na arena NFT focada na moda do metaverso para criar itens de vestuário NFT exclusivos, peças de moda digital que podem ser usadas por avatares em mundos virtuais permitindo que usuários se vistam com estilo mesmo no mundo digital. A Mercedes-Benz se aventura no espaço Web3 através do lançamento do Mercedes-Benz NXT para aumentar o seu envolvimento com a comunidade ao lançar sua terceira coleção NFT, The Era of Luxury, itens colecionáveis ​​criados pela Mercedes-Benz NXT Icons como reinterpretações digitais dos designs mais notáveis ​​de sete épocas do design. A Ritter Sport, marca alemã de chocolate, se aventurou no mundo NFT ao lançar série limitada de barras de chocolate digitais como NFTs chamada Art of the Square em 256 peças digitais de pixel art, cada uma representando um barra quadrada Ritter Sport e, a Haribo, confeitaria alemã famosa por seus ursinhos de goma, entrou no mundo NFTcom pedido de registro de marca NFT nos EUA indicando planos de expandir ao mundo digital. As marcas registradas abrangem ampla gama de ativos digitais, incluindo avatares digitais, arquivos multimídia com obras de arte relacionadas a confeitaria, desenhos animados e outros itens autenticados por NFTs sendo que esta expansão marca mudança na percepção dos NFTs uma vez que já não são vistos apenas como oportunidade de investimento de nicho, sendo cada vez mais vistos como ferramenta de marketing convencional e forma de experimentar  conceitos que unem mundos virtual e físico em novas comunidades.